domingo, janeiro 28, 2007

Homens do Norte

Se bem me lembro... no CR tivemos poucos elementos com sotaques representativos do País. Salvo duma Região - que mais tarde se tornaria Autónoma - que forneceu dois elementos com pronúncia bem representativa da Ilha principal, de certas áreas do Norte continental - onde há uma tradicional troca dos b’s pelos v ‘s - só tivemos um elemento e por pouco tempo. A ele, o Silva Leite, que a dada altura do estudo de “Primeiros Socorros” se imaginou perito em “doenças profiláticas”, aqui fica uma legenda, homenagem da SIC Notícias que captei do ecran da TV no passado dia 20 de Janeiro.
P.S. E a propósito, espero que tenham visto o artigo do MEC (filho do nosso mestre Zé Sopapo) sobre o tema em título. Nesses não se contam os aderentes tardios pela via do futebol!

1 comentário:

s.pinho disse...

Para alem dos referidos "coriscos" tinhamos três Alentejanões cerrados ., o CATARINO , o BORREGO LINHAN e o MACEDO .Recordo-me ainda do Algarvéo SANTOS JORGE e dos Beirões FERREIRA DE CARVALHO, PASCOAL e MONSANTO DE CAMPOS. Estes eram sem dùvidas os de sotaque mais carregado.Devo dizer que adoro ouvir falar com sotaque , nomeadamente o SÁ e V. DIAS que não sendo pópriamente sotaque (trata-se mesmo de lingua - CRIOULO - ) me dá imenso prazer ouvir.