segunda-feira, setembro 03, 2007

post anterior

Na fotografia do post anterior é bem identificàvel o nosso Bordalo Ventura, de pijama. Realço de pijama,e adivinho que estava bom tempo porque o enjoado CA e o enjoado BV, estão sorridentes e bem dispostos.
Lembro-me que nesta viagem na Corte-Real em companhia da Diogo Cão, e quando o Sudoeste era forte o nosso amigo BV,em regra conversava animadamente com o seu amigo Gregório, e por norma não tinha alento para se despir quando era hora de dormir.
Interrogado por mim sobre este assunto respondeu-me:
-Então não sabes que segundo a convenção de Genebra se fores apanhado pelo inimigo,à paisana és considerado espião e podes ser condenado à morte.Se estiveres fardado éa feito prisioneiro de guerra e a tal convenção proteje-te.Por isso não me desfardo nem para dormir.
Saudades do humor fino e inteligente do nosso Ventura,que não aparece nos nossos convivios.
Amizades forjadas, no enfrentar do "malagueiro" com alma e até mesmo algum prazer,são para sempre e resistem á distância que o destino coloca entre alguns de nós.
Aparece Ventura. A malta tem saudades tuas.

2 comentários:

Bonina Moreno disse...

Recordo com saudade essa longínqua viagem e os bons momentos nela passados. O rosto sorridente destes nossos camaradas não revela porém o asseado esmero em que se encontrava aquela coberta dos cadetes. Mão piedosa cortou certamente a parte inferior desta fotografia, onde se observava, pelo chão, um amontoado de produtos viscosos e esverdeados provenientes do regorgeio, elevando no ar aromas que mesmo assim não incomodavam as narinas sorridentes destes nossos cinco companheiros. Bons tempos!

JPVillas-Boas disse...

Obrigado pela correcção. Tinha-a recebido como sendo do ano anterior na Sagres e o formato dos beliches tinha-me causado estranheza. Também achei que o pessoal já estava com aspecto mais "crescido".