terça-feira, novembro 13, 2007

SÔDADE

Em Abril de 1969 largou da BNL, o N.R.P. "ALVARES CABRAL" sob o Comando do falecido CFR Soares Parente, sendo Imediato o então CTEN Carrilho Mateus e os seguintes oficiais de guarnição: 1º Ten. MN Jervis Ponce, mais tarde rendido pelo já falecido 1º Ten. MN Ramiro Correia, 1º Ten. EMQ Santos Bico, 2º Ten. Santos Roque , tambem já não entre nós, 2º Ten. Coelho de Campos, Sub-Ten RN Elisio Rocha, e os 4 CRistãos Rebelo Duarte, Rebelo Marques, Possidónio Roberto e Silva e Pinho. A razão de ser deste post è dar a conhecer aos mais novos a pompa e circunstância com que um navio de guerra saía para uma pequenissima comissão de serviço em cenário , no mínimo hostil.

Como decerto se lembram as nossas pequenas comissões eram de pelo menos 26 meses, inicialmente sem férias no Continente, o que não se comparam com as actuais. Ìamos para Àfrica e este navio à semelhança dos outros, com excepção das Francesas e Cacines, NÃO tinham AC (ar condicionado).


Conforme se pode observar o Estado estava bem representado no "FERUELGUDBAI". Desde a Banda da Armada, passando pelos mais diversos representantes das entidades oficiais. Por ser verdade esteve um Sr. Comodoro em representação de Sexa o Ministro da Marinha.


Tal e qual como agora.


Não sei se isto é angustia,mau perder ou só má lingua.


Seja o que fôr , desculpem-me.

1 comentário:

JPVillas-Boas disse...

Fizeste bem em trazer esta comissão à nossa memória. Ainda lá andei embarcado e desembarcado várias vezes (1969?,1970) e ...não se comia mal.
Quanto à foto é pena ser tão pequena e pode ser devidamente digitalizada. Não levo nada pela instrução.