terça-feira, dezembro 18, 2007

ADM (1)

As idas à Rua do Arsenal (DAS-ADM) são sempre ponto de encontro de diversos camaradas, que não só do CR. Hoje lá encontrei o nosso ex-professor de Armas Submarinas, a quem recordei a sua alta tecnologia da altura conhecida por "transparências". Está quase igual ao que era! E não negou nada.
Já lá estão colocados na sala de espera em local bem visivel os quadros indicativos de chamada.
Mas as razões da ida àquele local não são propriamente para pôr as conversas em dia. Duas razões no meu caso, que vos podem ser úteis:
O plano integrado de seguros com a Bonança-Império que ainda pode ser feito por quem tem menos de 65 anos e não tinha nada antes. (Quem tinha já foi avisado em devido tempo e o prazo já expirou). O plano misto, opção 2 com protocolo, isto é com um outro seguro que tanto pode ser o do carro como um de acidentes pessoais, reduz significativamente a anuidade, parecendo-me uma boa opção. E fazendo também o do carro conseguem-se descontos significativos.
Fui entregar recibos de consultas médicas, algumas das quais de 80 a 100 euros sem exames adicionais, tendo-me lembrado do que pagava em Bruxelas por consultas idênticas de reputados especialistas: 20 a 30 euros. Porque será tão grande a diferença? Apercebi-me nessa entrega de recibos (claro que sei que os posso mandar por correio!) que podemos pedir um extracto da situação dos pagamentos. Um dos camaradas presentes teve uma verdadeira surpresa com a sua situação. Mas lá que há transparência, há sim senhor.

3 comentários:

M.Sá disse...

Lá que há transparência isso é verdade...mas parece que não há é dinheiro( ou será desleixo/incompetência?) para fazer os reembolsos devidos. Posso dizer que, pela parte que me toca, tendo feito ao longo do ano uma despesa com a saúde superior a mil Euros até ao momento só me foram ressarcidos cerca de sessenta euros, com a agravante de que não havendo ressarcimento das despesas por parte do IASFA não é possível a ADM comunicar à seguradora para que ela possa comparticipar os noventa por cento sobre a parte nâo comparticipada pelo IASFA no caso de tratamentos e consultas em regime livre.
Já fiz uma exposição sobre este assunto ao director do IASFA mas foi a mesma coisa que estivesse a fazer uma exposição a uma parede...como diria o outro isto só lá iria à chapada!

M.Sá disse...

Também a propósito do valor das consultas, a minha experiência é em França onde qualquer cidadâo europeu paga as módicas quantias de vinte euros em consultas não especializadas e vinte e sete euros caso se trate duma consulta de especialidade...isto pelo menos até ao ano passado pois tive oportunidade de o comprovar.
É claro que isto para mim tem uma explicaçáo racional pois tanto a Bélgica como a França são países com um baixo nível salarial(seguramente dos mais baixos ao nível europeu...), razão pela qual os seus cidadãos não se podem dar ao luxo de serem espoliados de oitenta, noventa ou cem euros cada vez que vão a uma consulta médica como sucede com os ricaços dos portugueses...

Leite disse...

Recomendo vivamente o seguro da Império complementar da ADM..
Se consultarem o mercado é o único que continua em vigor depois dos 65anos e pode ser utilizado mais do que uma vez..ao contrário de todos os outros que após a 1ª «operação ao apêndice» são imediatamente cancelados pela seguradora!!!!
Agora, enquanto o IASFA não comparticipar e não mandar o remanescente para a Companhia de Seguros é óbvio que tudo fica bloqueado.......
Depois do granel com os cartões agora não há dinheiro para as comparticipações ???? Ao que chegámos !!!!!!
Também optei pelo plano misto opção 2, que me parece o mais adequado às nossas situações, e fico a aguardar melhores dias ?????