quinta-feira, setembro 27, 2007

Aniversários OUT2007

Assumindo o risco de, por falta de elementos, nos esquecermos de alguém, aqui fica a lista dos aniversariantes do mês de Outubro:

PBento 06OUT (1944)


APascoal 07OUT (1943)


EFCarvalho 08OUT (1944)

DiasFerreira 11OUT (1944)


CaldeiraSantos 12OUT (1946)

JVelezCaldas 19OUT (1943)


LAlmeidad’Eça 20OUT (1943)


ABaptista 27OUT (1943)



A todos os nossos parabéns.


Recordando também o CalhauFeitoria, que já não está entre nós, nascido a 28OUT1944.

quarta-feira, setembro 26, 2007

N.E.SAGRES 1965


Mais uma fotografia da nossa viagem na "SAGRES". Esta fotografia aparentemente normal, esconde algo que ficou para a história do audiovisual.
Quase todos os camaradas, facilmente identificáveis, exibem espectaculares máquinas fotográficas, então adquiridas em S.Vicente, sendo que uma delas era verdadeiramente inovadora, não só para a época como para os dias que correm.
Refiro-me à extraordinária câmara do MP, que como se devem recordar obtinha registos fotográficos com a tampa colocada.
Ainda que todos nós gritássemos: OH! P...... tira a tampa, ele lá ia fazendo a sua reportagem para mais tarde recordar.
Será que a fabulosa Yashica/Minolta/Konica (????) ainda existe?
Se existir proponho que o nosso MP cedesse ao Museu de Marinha tão extraordinária máquina.
Abraços de amizade e camaradagem para o MP, a quem peço para intervir no nosso blogue, até porque está registado.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Post anterior

Já me deixei de comentar, as "postagens" do nosso blogue, principalmente porque sendo este espaço virtual, um espaço em que é "obrigatório" interagir, parece que, à excepção dos habituais bloguistas, o resto do pessoal, ou não quer participar, o que é desmotivante para aqueles que ainda lutam para que as coisas funcionem, ou então não sabem, o que tem remédio rápido, é só perguntarem.
E no meio disto tudo, é preocupante que todos, mas mesmo todos, têm responsabilidades naturais e/ou institucionais no nosso colectivo (curso) e não dão sinais de vida. Eu quero acreditar que é por falta de tempo, isto porque por falta de assunto não acredito.
Desculpem a minha frontalidade, mas não sei falar de outra maneira.
Isto tudo vem a propósito da fotografia do post anterior, onde se podem vêr os nossos camaradas que normalmente constituiam os nossos POSTES da equipa de basquete do nosso curso CR.
Consta até que os referidos calmeirões se teriam quotizado para uma oferta à Escola Naval de algum material sanitário, mas desse assunto quem sabe é o JVB.
Abraços

quinta-feira, setembro 20, 2007

Juramento de Bandeira (1)

Na parada da EN com o edifício do internato ao fundo, parte do CR, especialmente os menos altos. Em pleno Juramento de Bandeira (14NOV1966), quatro estrelas na manga, mas pequeninas.

Hoje não há ajudas para identificação. Prémios do costume para quem identificar mais do que nove.

Foto Juramentodebandeira

domingo, setembro 16, 2007

Reuniões informais. 14/16 SET2007

O nosso correspondente nas Beiras, informou-nos da presença de seis elementos do CR por aquelas bandas, acompanhados dos respectivos cônjuges (originais). Segundo apurou nos registos do Hotel Idanhacaça onde pernoitaram, tratar-se-ia de ASP, CBM, CSC, JVB, MPB e JSH, que ali jantaram dois dias, num dos quais comeram veado (europeu). Durante um dos jantares foi feita por um dos participantes, que consta ter uma grande propriedade no Alentejo e se ter iniciado recentemente na vitivinicultura, uma muito apreciada apresentação das diversas castas que produz e que a teleobjectiva do nosso correspondente conseguiu captar.

Foram ainda avistados no dia 15 em Idanha-a-Nova esgotando a edição dos semanários, em Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia, passando ao lado de Monfortinho. Em Monsanto sabe-se que a maioria subiu ao castelo na hora mais quente do dia, em pleno período da digestão de um almoço realizado numa gruta de pedra (cuja entrada é visível na 2ª foto) do restaurante da povoação, “Petiscos & Granitos”*, cujo proprietário e cozinheiro é um recente reformado da Marinha.

Aguarda-se relatório da investigação da PGR do que terão ido ao fim da tarde, em coluna de 4 viaturas ligeiras, fazer a Rosmanilhal.

Nota * A classificação em âncoras (0 a 10) aguarda a deliberação do júri.

Fotos 14092007(002) e 15092007(004) alt

terça-feira, setembro 11, 2007

Viagens: NE "SAGRES" 1965. Aficion na Ilha das Flores (2)

Em complemento do "post" de 10SET2007 de SPinho, que cumprimento e revejo na foto supra, penso que tanta coragem e aficion se deve a estes antecedentes: depois de percorridos cerca de 1500 metros que nos levavam aos limites da povoação (julgo que não havia aeroporto na altura para ir ver os aviões como se fazia na Portela e espero que não se venha a fazer na OTA), verificou-se que não havia outra coisa para fazer. E que os ajudas sairam especialmente deste grupo, não tendo sido definido quem seria o rabejador (seria o do "post" de 02DEZ2006 colocado por MSá?).

segunda-feira, setembro 10, 2007


Tenho a certeza que esta fotografia vos vai comover, pois para alem dos ilustres CRs que fazem a mais que merecida sesta,é bem visivel a nossa LONA.
Estávamos a dias de chegar ao Brasil,poi já tinhamos desmanchado o refeitório de EB,para decorar o nosso "inferninho" onde nos divertimos à grande.
Por estas zonas do navio, imperava o criado ALCINO com as suas fabulosas sangrias ,que levavam um cheirinho de bagaço.
mais uma vez vamos a identificar os cochas.Aguardo comentários.

Viagens: NE "SAGRES" 1965. Aficion na Ilha das Flores

Isto é que era aficion. Peito aberto a tremer de coragem. Lembram-se desta maravilhosa cena passada na Ilha das Flores no regresso do Brasil?
Coitada da vaca, que alem de dar leite não sabia fazer mais nada, e devia estar completamente estupefacta com a presença parva daquele bando de humanos de branco vestidos.
Não me recordo quem eram os meus "ajudas", mas convido-vos a identificá-los.
Acho que foi depois de almoço, e provavelmente já deveríamos estar com coragem virtual .
Espero comentários para alem dos blogguistas VB, BM e MS.

domingo, setembro 09, 2007

Natalidade. 09SET2007

O AAlmeida deu-nos a notícia de que foi hoje avô pela 4ª vez. Um rapaz de 51,5 cm e de 3,760 Kg, que se chamará Rodrigo. Está óptimo mas só até saber que o avô já o fez sócio do SCP.

Parabéns à família aumentada. O País bem precisa.

Embarques: DM's 1964 (2)

Nalguns embarques nos Draga-Minas, alguns cadetes eram escalados para a baldeação. Na Marinha / Armada sempre se cultivaram hábitos de higiene!

E quem imagina os actuais "sex-agenários" (PR, MC, PM, VB e MC), há quarenta e tal anos, na labuta que a fotografia documenta?
Qualquer analogia das siglas com cargos oficiais é mera coincidência.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Embarques: DM's 1964 (1)

Quem não se recorda das saídas de fim-de-semana nos Draga-Minas (e ainda algumas nos Caça-Minas, mais lentos, a carvão), de 6ª Feira após o almoço até Domingo ao fim da manhã!
Poucos foram os que na altura conseguiram aderir à máxima dos "Homens de ferro em navios de madeira".

E é conhecida a recomendação dum TFD, (num 1º embarque, que sempre nos acompanhava - da EN - e transportava a palamenta que não havia suficiente a bordo), sobre umas bacias especiais para os vómitos, essas do navio: Oh Senhores cadetes! Por favor não voltem a vomitar nas terrinas da sopa!

Pois destas saídas, de adestramento e prática de navegação costeira, há algumas imagens, talvez, a maioria, nos portos e fundeadouros.
Saiam elas dos nossos arquivos.
E aqui vai uma para exemplo:
Reconhecem-nos? Da direita para a esquerda: AFidalgo, TSSimões, VCunha e CRoque (acima), CCabrita, PBento e VBoas.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Viagens NE "Sagres" 1965. Passagem do Equador (3)

Consta que esta cena se passou depois das cerimónias da "passagem do Equador".

Sabe-se que não houve chuva nesse dia e que estão todos de uniforme de serviço interno azul acinzentado, que já não se usa há muitos anos. Consultados vários autores (e um arquitecto), não foi possível concluir com rigor se esta mangueirada geral faz parte de todas as travessias do Equador e respectivo cerimonial. O certo é que nesta ocasião houve e toda a gente participou nela, quer os elementos do tribunal, advogados de defesa e acusação, ninfas, Neptuno, etc. quer os elementos julgados (alguns oficiais, cadetes, etc.).

Na foto podem ser reconhecidos, da esquerda para a direita: (em pé) SCarreira, BMoreno, ACSilva, BVentura; (em baixo) AFidalgo, PLencastre, SPinho.

Foto 1965 (Sagres 136)

segunda-feira, setembro 03, 2007

post anterior

Na fotografia do post anterior é bem identificàvel o nosso Bordalo Ventura, de pijama. Realço de pijama,e adivinho que estava bom tempo porque o enjoado CA e o enjoado BV, estão sorridentes e bem dispostos.
Lembro-me que nesta viagem na Corte-Real em companhia da Diogo Cão, e quando o Sudoeste era forte o nosso amigo BV,em regra conversava animadamente com o seu amigo Gregório, e por norma não tinha alento para se despir quando era hora de dormir.
Interrogado por mim sobre este assunto respondeu-me:
-Então não sabes que segundo a convenção de Genebra se fores apanhado pelo inimigo,à paisana és considerado espião e podes ser condenado à morte.Se estiveres fardado éa feito prisioneiro de guerra e a tal convenção proteje-te.Por isso não me desfardo nem para dormir.
Saudades do humor fino e inteligente do nosso Ventura,que não aparece nos nossos convivios.
Amizades forjadas, no enfrentar do "malagueiro" com alma e até mesmo algum prazer,são para sempre e resistem á distância que o destino coloca entre alguns de nós.
Aparece Ventura. A malta tem saudades tuas.

domingo, setembro 02, 2007

Viagens: FF's 1966. Grupos de cadetes (2)


Na coberta dos cadetes. Pijamas de bom corte, da ordem, certamente com as etiquetas CR bem colocadas no lado do avesso, dado terem entrado todos em 1963. Cinco cadetes do 3º ano. Todos concluiram o curso da Escola Naval.
Com estas caras não foi certamente à alvorada que a imagem foi colhida!

Desta vez não há prémios para quem os identificar porque quatro deles não suscitam dúvidas.

sábado, setembro 01, 2007

Os Helicópteros



Já lá vão mais de vinte anos desde que passou, pela "Universidade da Junqueira", um curso (Geral) inesquecível que deixou, por aquela vetusta Instituição, um rasto de ecletismo e de clarividência que perdurou ao longo dos tempos e que marcou profundamente o futuro de todos aqueles que se envolveram naqueles já longínquos e árduos meses de estudo e de reflexão.
Recordo aqui o tema de algumas das teses de fim de curso, desenvolvidas dentro da problemática que nos foi proposta e que era subordinada ao tema "Versatilidade do Helicóptero Embarcado":
Medeiros de Sousa:
"Breve introdução à origem etimológica da palavra Helicóptero" (em 10 volumes);
Arménio Fidalgo:
"Versatilidade do helicóptero embarcado nos submarinos";
Castro e Silva:
"O helicóptero, esse desconhecido";
Bonina Moreno:
"O helicóptero como regularizador do trânsito de peões na urbanização da Ameixoeira";
Caldeira dos Santos:
"As peças de 100 montadas nos helicópteros, suas grandezas e misérias";
Sousa Henriques:
"100 maneiras práticas de comprar helicópteros mais baratos";
Villas-Boas:
"Estudo de uma escada móvel de acesso à cabine dos helicópteros";
Alves de Almeida:
"Estudo e descrição do modelo físico de piloto de helicóptero que permite duplicar a capacidade e a endurance deste meio aéreo" (em anexo fotografia do autor);
Marques de Sá:
"A utilização das pás do helicóptero na moagem da farinha de mandioca";
Encarnação Coelho:
"O helicóptero descapotável, vantagens e inconvenientes";
Joaquim das Neves:
"Helicópteros, helicoptrinhos e helicoptrucos, aves de rapina e cucos".
Muitos destes estudos, que certamente devem ter dado origem a múltiplas edições, já devem estar perdidos no tempo.
Resta-nos porém aquilo que é mais importante e perdura - a saudade e a amizade entre todos.

Viagens: NE "SAGRES" 1965. Passagem do Equador (2)

O beijo da Ninfa, em pleno Julgamento da Passagem do Equador.
Quem foi o feliz contemplado?
Um oficial da guarnição ou um cadete?

Será sorteado entre os que responderem acertadamente, um RDM de 1965, anotado pelo 1º TEN Catalão.

48 horas depois já tinham acertado dois elementos, por quem vai ser dividido o prémio a partir do artigo décimo quatorze. Trata-se dum dos oficiais do curso NT , da guarnição do navio: Este na foto era o segundo da máquina o 2º TEN EMQ Serpa Leitão. O outro era o 2º TEN AN Sousa e Silva.

Foto Sagres 129