segunda-feira, janeiro 21, 2008

Nossos Professores: Serra Brandão

Para conhecimento do CR, transcreve-se das Notícias da Marinha esta nota sobre um ex-nosso professor "intermitente" de Direito Internacional Marítimo:

A Marinha, através da Escola Naval, vai homenagear o Comandante Serra Brandão, amanhã dia 22 de Janeiro de 2008. A homenagem, que consistirá na atribuição do seu nome à sala nº 2 da Escola Naval, pretende consagrar uma carreira de excelência dedicada ao mar e à formação. Desta forma o nome do Cmdt. Serra Brandão será uma presença e um exemplo na formação dos futuros oficiais da Marinha, nomeadamente durante a sua estada na Escola Naval.
O Comandante Serra Brandão, natural de Lisboa, foi professor da Escola Naval entre 1954 e 1969. Figura de grande estrutura intelectual, de grande prestigio dentro e fora da Marinha, distinguiu-se, entre outras áreas, como eminente especialista em Direito Internacional Marítimo.
A cerimónia será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.

Biografia do Comandante Serra Brandão

Nasceu em Lisboa a 27 de Fevereiro de 1922.
Aluno da Escola Naval entre 1940 e 1943, formou-se com distinção no curso de Marinha, obtendo de seguida a Licenciatura em Ciências Económicas e Financeiras (1945-1949) no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.
Fez estudos post-universitários na Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres, no Instituto de Estudos Jurídicos da Universidade de Londres, no Palácio de Justiça Internacional, em Haia, no Naval War College, Newport. No Instituto Superior Naval de Guerra, frequentou o Curso Geral Naval de Guerra, de 1960 a 1961.
Da sua actividade naval, regista-se o embarque nos contratorpedeiros "Tejo" e "Vouga" e no aviso "Pedro Nunes" e Navio-Escola "Sagres", tendo ainda desempenhado as funções de imediato dos patrulhas "Flores" e "Santiago", encarregado de navegação no Navio-Escola "Sagres", e o comando do caça-minas "Faial", em serviço de fiscalização da costa portuguesa.
Oficial da Armada no serviço activo entre 1943 e 1969, Economista, Professor e administrador de empresas, distinguiu-se como eminente especialista em Direito Internacional Marítimo, tendo exercido funções docentes em prestigiadas instituições como a Escola Naval, o Instituto Superior Naval de Guerra, a Escola Náutica, a Escola Superior da Força Aérea e o Instituto Superior de Economia.
O prestígio que granjeou pela sua proficiente actividade académica e administrativa levou a que fosse nomeado membro de diferentes comissões em vários Ministérios, designadamente a Comissão de Direito Marítimo Internacional, a Comissão de Limites entre Portugal e Espanha, e os elevados cargos de Presidente da Câmara de Comércio Luso-Alemã, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
Autor de vários livros, proferiu conferências em diversas universidades estrangeiras, e fez parte, como membro fundador, do Centro de Estudos de Marinha e da Academia de Marinha, da American Association of International Law e do Law of the Sea Institute (Hawai).
Na sua folha de serviços constam catorze louvores e nove condecorações nacionais e estrangeiras, das quais se salienta a Comenda de Isabel a Católica, de Espanha, e a Medalha de Serviços Distintos.


Sem comentários: