sábado, outubro 18, 2008

Guerra do Biafra




Por ocasião da Guerra do Biafra foram editadas notas como esta que nunca chegaram a circular.
GUERRA DO BIAFRA.
Biafra foi o nome que tomou a Região Sudeste da Nigéria ao proclamar a sua independência em 30 de Maio de 1967 numa revolta contra o poder central, por motivos económicos, religiosos e raciais. A região foi novamente incorporada na Nigéria em 15 de Janeiro de 1970 e o General Philip Effiong, dos revoltosos, assinou a rendição incondicional, pondo fim à República de Biafra.
Biafra é a Região mais rica da Nigéria e a maior produtora de petróleo. Nela habitam duzentos grupos de etnias diferentes, falando cerca de sessenta dialetos.
A Nigéria foi colonizada pelo Reino Unido e obteve a sua independência política em 1960. É o país de maior população da África (138 milhões em 2008). Várias etnias compõem o país: haussa, ioruba, ibo, fulani, entre outros. Em 1966, eclodiu uma guerra civil pelo controle do poder central opondo os haussas aos ibos. Estes foram derrotados e o poder caiu nas mãos de um general haussa. Os ibos, concentrados no leste do país não reconheceram o governo central e formaram, em 1967, um Estado independente chamado Biafra.
O governo central não aceitou a secessão de parte de seu território do que resultou uma guerra civil que se estendeu até 1970 quando os ibos de Biafra se renderam e o território foi reincorporado na Nigéria. Estima-se que nessa guerra, morreram cerca de dois milhões de pessoas, na sua maioria ibo.

Ver mais em:
http://es.geocities.com/caueass/caue_projetos/caue_biafra/caue_stpxbiafra.htm
Nota: Tanto quanto sei estiveram nessa ocasião posicionados em S. Tomé e Principe (1969/1970?) navios de guerra portugueses, como foi o caso, pelo menos da fragata NRP "Álvares Cabral" com quatro CR a bordo.

1 comentário:

s.pinho disse...

Os Oficiais CR embarcados na FRACABRAL, eram : R.Duarte,P.Roberto,R. Marques e S. Pinho.Estivemos em S. Tomé em meados de 1969 , onde se encontrava estacionado um Patrulha, julgo que comandado pelo Zé Heitor. Na altura levávamos embarcado o Comandante Naval de Angola , CALM Ferreira de Almeida.