segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Volume e conteúdo

Esta pequena história que me voltou agora às mãos, fez-me lembrar gente, que na vida profissional ou fora dela, tenho conhecido ao longo da vida. Aqui a reproduzo porque ainda me parece actual:


Certa manhã, o meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.

Ele sentou-se numa clareira e depois de um pequeno silêncio perguntou-me:

- Além do cantar dos pássaros, estás a ouvir mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

- Estou a ouvir um barulho de carroça.

- Isso mesmo, é uma carroça vazia ..

- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

- Ora, é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.


Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa a falar demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo a gente e querendo demonstrar que é o dono da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

- Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...


(autor desconhecido)

Sem comentários: