sexta-feira, maio 08, 2009

Messe de Marinha nos Açores

A Messe de Marinha em Ponta Delgada, Messe de Oficiais do Loreto, foi dirigida nos primórdios dos anos oitenta por um camarada CR de Administração Naval (ASP), tendo decorrido, durante a comissão dum outro CR que o antecedeu (MPB), as negociações tendentes à sua aquisição. Alguns do Curso que passámos pelos Açores no comando de Corvetas, ainda usufruímos da sua utilização, de refeições e do campo de ténis.

Foto da Messe do Loreto na Fajã de Baixo em ABR2009

Desactivada lamentavelmente há uns anos, de que resultou a sua acentuada degradação interior, consta-nos que actualmente correm conversações para a sua
recuperação e reactivação entre a Marinha e o IASFA. O apoio social deste tipo aos militares estagnou em território nacional , sendo menos sentido face à abertura para utilização de facilidades da Defesa de outros países com quem foram celebrados protocolos. Recordo-me que em 1983 foi directamente para uma qualquer gaveta uma "circulação interna" com uma proposta da recuperação com aquela finalidade, a bem da sua manutenção e conservação, das residências dos faroleiros que estavam em vias de ser desactivadas devido à automatização dos faróis. Resta-nos a esperança que esta Messe seja recuperada, dando-nos a sensação de que pelo menos neste aspecto melhores dias virão.

1 comentário:

M.Sá disse...

Totalmente de acordo com as observações feitas neste "post" pois, contràriamente ao que se verifica na maioria dos países pertencentes ao chamado "Clube Europeu" e não só, parece - me existir um total desinteresse por parte das nossas chefias no que a este assunto diz respeito.É claro que este desinteresse mais tarde ou mais cedo se reflectirá nas facilidades que os outros países nos têm concedido no que a este tipo de instalações diz respeito... quem não tem nada para dar em troca não pode estar à espera de facilidades da parte dos outros!O exemplo mais concreto no que a este assunto diz respeito tem a ver, por exemplo, com o que se passa actualmente com o "Cercle Militaire" em Paris pois de acordo com a minha experiência pessoal sempre me foi permitida a sua utilização ( tanto para dormir como para comer), bastando para tal apresentar a minha identificação militar no control de entrada do mesmo. Pois bem, tenho conhecimento que recentemente um camarada nosso tentou utilizar aquelas instalações, tendo - lhe sido recusada a entrada com a indicação de que Portugal não fazia parte dos países com acordo com o "Cercle Militaire", facto esse que para mim só pode ter como justificação um desinteresse total pela parte de quem de direito no que diz respeito ao estabelecimento destes protocolos.