segunda-feira, outubro 19, 2009

CR jubilado em 28SET2009

A incompetência dos nossos correspondentes e a desatenção dos elementos CR presentes na cerimónia levou-nos a cometer esta falta que hoje tentamos reparar.

O Francisco José Ferreira Neto completou no passado 28 de Setembro 65 anos e por tal tirania da idade foi jubilado, na Escola Naval onde era professor há muitos anos.


Cerimónia de Jubilação do CMG EMA Ferreira Neto

28 de Setembro de 2009

Programa:

11.00H – Chegada dos Familiares e Convidados, que serão conduzidos à Sala Macau.

11.30H – Hora limite de entrada no Auditório Grande.

11.32H – Início da Cerimónia no Auditório Grande:

palavras do Cte da EN; apresentação “foto-biografia”; “última lição” pelo CMG Ferreira Neto; imposição de condecoração ao homenageado.

12.15H – Descerramento da placa na Carreira de Tiro.

12.30H – Assinatura do Livro de Honra na Camarinha.

12.32H – Almoço na Camarinha.

14.15H – Fim da Cerimónia.







Professor, distinguiu-se como eminente especialista no ensino da Artilharia, das novas tecnologias de explosivos e munições e das disciplinas de “Balística e Tiro”, tendo exercido docência na Escola de Artilharia Naval e na Escola Naval. Nesta última Instituição ensinou largos anos a gerações sucessivas de Oficiais. Aí orientou múltiplos trabalhos de investigação, proferiu palestras e fez parte de júris académicos, contribuindo assim para o prestígio do Ensino Naval e da Escola Naval.

A influência e autoridade que granjeou no ensino das disciplinas de tiro e balística é notória e relevante, inclusive na Sociedade Civil. Essa tem sido, não há dúvida, uma das grandes paixões da sua vida, que o levou a praticar tiro olímpico e ser um dos atletas de Federação Portuguesa de Tiro, competindo ao mais alto nível, nacional e internacional.

1 comentário:

s.pinho disse...

Desconheço se os camaradas e amigos deveriam ter sabido deste acto de extrema relevância para o nosso Ferreira Neto. Não sei sequer se a iniciativa da divulgação competiria à Esola Naval, ainda que admita que a mesma tenha tido a sua divulgação nos "media" navais, mas os CRs estão quase todos fora das "lides", o que dificulta bastante o acesso à informação que porventura tenha existido.
De qualquer forma aqui fica o meu testemunho de regozijo e alegria, não pelos 65 anos do Neto, mas pelo culminar de uma carreira docente brilhante, que contribuiu decisivamente para a formação de sucessivos cursos de Oficias, que hoje servem a nossa Marinha.Parabens Neto , com votos de muita saúde.