quarta-feira, setembro 30, 2009

Aniversários: Outubro 2009

No mês de Outubro de 2009 completam mais um ano:


02OUT(1946) FERNANDO LUÍS CALDEIRA FERREIRA DOS SANTOS
06OUT(1944) MANUEL DE CAMPOS PEREIRA BENTO
07OUT(1943) ANICETO ARMANDO PASCOAL
08OUT(1944) EURICO FERREIRA DE CARVALHO

Embora sem os respectivos contactos ou notícias, também fazem anos neste mesmo mês:
11OUT(1944) ANTÓNIO DA SILVA DIAS FERREIRA
19OUT(1943) JAIME ALEXANDRE VELEZ CALDAS
20OUT(1943) LUÍS SEBASTIÃO FEIO DE ALMEIDA D’EÇA

A todos um abraço de parabéns.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Condenação inédita

Do Açoriano Oriental online:

Ministério da Defesa condenado a indemnizar pescadores açorianos

Regional | 2009-09-24 08:30
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada condenou o Ministério da Defesa a pagar uma indemnização às associações de pesca regionais pelos prejuízos resultantes da "omissão" de fiscalização das frotas estrangeiras nas águas da Zona Económica Exclusiva dos Açores (ZEE), entre as 100 e 200 milhas, nos anos de 2002 a 2004.

A acção foi interposta pelas associações de pesca açorianas no tribunal. Que deu como provado que o ministério teve uma atitude de "omissão ilícita e culposa" relativamente ao "dever" de fiscalização da Marinha e Força Aérea Portuguesa (FAP) naquela zona. Por essa razão, o Ministério da Defesa terá de pagar aos pescadores "o montante dos prejuízos" que sofreram.

Mas o valor indemnizatório não está ainda determinado porque os queixosos não conseguiram quantificar, até agora, os danos causados às comunidades piscatórias. Fá-lo-ão nos próximos tempos, de modo a que o montante - conforme se lê no acórdão - seja fixado e "liquidado em execução de sentença". Independentemente dessa situação, o presidente da Federação das Pescas dos Açores diz que a decisão, além de inédita, tem "extraordinária importância" para os 4 mil profissionais do sector, para a Região e para o próprio país. Sobretudo porque, segundo Liberato Fernandes, permite "reforçar perante a União Europeia (UE) a defesa dos interesses, não apenas da pesca dos Açores, mas de toda a pesca e os recursos marítimos de Portugal".

Considerado como facto provado é que a Marinha e a FAP deixaram de fazer fiscalizações nos mares dos Açores, para além das 100 milhas, após a publicação do Regulamento do Conselho Europeu nº 1954/2003. "Por força das grandes frotas de pesca, como é o caso da espanhola e da de outros estados, os recursos haliêuticos estão a ficar cada vez mais escassos, atenta a grande quantidade de embarcações e as artes depredadoras aplicadas", conclui.

O acórdão revela ter sido do conhecimento das autoridades, regionais e nacionais, que desde Janeiro de 2004 e durante esse ano, mais de 60 embarcações espanholas pescaram entre as 100 e 200 milhas da ZEE açoriana. Uma constatação que leva a conceber o pior cenário. O de que a omissão de fiscalização "acarreta, e acarretará no futuro, danos irreversíveis na conservação dos ecossistemas" inerentes a cada um dos bancos de pesca, os chamados montes submarinos.

A sentença dá ainda conta que, a partir de Novembro de 2003 e até Março de 2004, passaram a vir para a zona "proibida" mais de 40 embarcações espanholas por mês para a captura intensiva de espécies como o espadarte, tintureira e rinquin.

Ao que tudo indica, e de acordo com as informações colhidas pelo AO, o Ministério da Defesa irá recorrer desta decisão judicial de primeira instância.

Paulo Faustino

quarta-feira, setembro 23, 2009

Participação em jantares de Curso

Tenho algumas dúvidas sobre a aplicabilidade deste impresso aos jantares de Curso! Mas há casos e casos.

PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA SAIR À NOITE COM OS AMIGOS

Nome do marido:

Solicito autorização da autoridade competente para sair com os meus amigos durante o seguinte período:

Data: Hora de saída: Hora LIMITE retorno:

Em caso de obter autorização, prometo por minha honra ir somente aos lugares indicados em baixo e às horas também indicadas. Comprometo-me a não me relacionar com nenhuma mulher. De facto no dirigirei a palavra a nenhuma mulher salvo a as indicadas em baixo. Não desligarei o meu telemóvel sob nenhum pretexto. Consumirei a quantidade de álcool permitida e em caso de risco de supera-la telefonarei primeiro para um táxi e depois a TI. para solicitar a pertinente autorização adicional. Aceitarei que, inclusive obtendo a autorização, minha esposa reserva-se o direito de não dirigir-me a palavra e fazer-me a vida impossível durante a semana seguinte.

Álcool permitido (unidades) Cerveja: Vinho: Licor: Total:

Lugar: Desde: Até:

Lugar: Desde: Até:

Lugar: Desde: Até:

Lugares permitidos




Mulheres com autorização

Para falar (excepto empregada)

IMPORTANTE – CLAUSULA DE TOP-LESS: Independentemente do contacto feminino permitido previamente, é absolutamente proibido realiza-lo com uma mulher nua ou em top-less. A violação desta cláusula justificará imediatamente o fim da nossa relação.

Sou consciente de quem usa as calças em casa e estou de acordo que não sou eu. Entendo que esta saída com os meus amigos me vai a custar uma fortuna em bombons e flores. Tu te reservas o direito de usar o meu cartão de crédito à vontade. Adicionalmente prometo levar-te a um concerto/teatro à tua escolha se me atraso mais de um minuto em relação à hora de chegada indicada.

Quando chegar a casa, prometo não urinar sem ser na casa de banho e tentarei não acordar-te nem atirar-te o meu fétido bafo ao pescoço. Não me comportarei como um “bêbado maldito”.

Declaro que, na minha humilde opinião (não comparável com a da minha esposa), todos os dados incluídos nesta autorização são correctos

Assinado – o Marido:








Autorização: APROVADA REJEITADA

Esta decisão é irrevogável. Se for aprovada, cortar autorização pela linha picotada e leva-la consigo a todos os lugares.

"……………………………………………………………………………………………………………

Autorização para saída nocturna do meu marido durante o período:

Data: Hora de saída: Hora de chegada:



sábado, setembro 19, 2009

(In)utilidades (11)

Aos saudosos das navegações aqui fica esta (in)útil sugestão.


Nota: Sugestão especial para o CR que tem/teve o barco e lugar na Marina de Cascais à venda, depois de praticamente ter esgotado as reservas piscícolas da zona como documentado noutro "post" deste blogue.

terça-feira, setembro 15, 2009

CR na política: Arménio Fidalgo (3)

O repórter Y deslocou-se a Carcavelos para entrevistar o CR A. Fidalgo, candidato à presidência da Junta de Freguesia.
A entrevista foi adiada para uma altura mais propícia, visto que o candidato se encontrava numa das suas habituais acções de campanha.
No entanto, foi possível fotografar um cartaz de rua e saber que a “Agenda de Campanha - Carcavelos 09” prevê que, dia 17 de Setembro (5.ª feira) pelas 09.00 horas, o candidato visitará a Feira de Carcavelos com candidatos a deputados.
Quem o quiser ver poderá aproveitar a ocasião!
Eu lá estarei…

terça-feira, setembro 01, 2009

Recordando o “CR” na ESCOLA NAVAL (VIII)


O “CR” NO REMO (7/7 - conclusão)

Para encerrar condignamente este capítulo brilhante da história do CNOCA é necessário, ainda, referir a cerimónia de entrega da taça à sua direcção e mostrar uma fotografia da medalha individual que recebemos, por sinal bem original.

Não existe o programa ou documentação que permita lembrar o nome da taça.






Em 22 de Maio de 1966 decorreram os Campeonatos Escolares (Mocidade Portuguesa), na pista da Junqueira.
Concorreram connosco a Academia Militar, que desistiu, e o Centro de Remo da MP, tendo a Escola Naval ficado em 2º lugar.
Terá sido, porventura, a derradeira prova em que os veteranos CR ainda entraram: Medeiros, Carrasco, Coutinho, Fonseca e Cavaco.

















Do outro jornal, não desportivo-futebolístico, o Diário de Notícias:


(final)

Aniversários: Setembro 2009

A lista dos aniversariantes do CR no mês de Setembro é a seguinte:


08SET Pedro Lencastre (1943)

18SET Carlos Bonina Moreno (1945)

25SET Ramiro Medeiros de Sousa (1944)

25SET Correia Graça (1943)

28SET Francisco Ferreira Neto (1944)

A todos os nossos parabéns.