quinta-feira, maio 13, 2010

Viagem no NE "SAGRES" . 13 de Maio de 1965

Dia 13 de Maio de 1965, 5ª feira
A manhã, nesse dia, trouxe uma temperatura agradável, com o horizonte preenchido apenas pelo mar Oceano, mesmo para quem, como eu, se “esticou” até ao sobre do traquete . Após a baldeação (fatalidade incontornável) seguimos para as aulas da manhã; nessa altura, começámos a vislumbrar terra – era a ilha de Santo Antão.
Depois do almoço, nova aula, de Marinharia, antes de apitar à faina, já com Santo Antão pelo través de EB. Foi, para quase todos, o momento da “estreia” no trabalho de mastros. Coube-me o grande e deu bem para entender que o trabalho seria difícil e arriscado.
Às 16h30m deu volta à faina, estava bastante gente à nossa espera; no cais, estavam o destroyer “LIMA” e o patrulha “ORION”.
Houve licenças para a guarnição e cadetes às 17h00m (camisa colonial, calças, meias e sapatos brancos). Formaram-se vários grupos, tendo o meu (FSL), onde estavam o ACRD, ACF, MC e o CBM, ido rapidamente tratar de assegurar o jantar, que incluiu (não esquecer a idade dos comensais) a bela lagosta e o bife com ovo a cavalo (marinho).
Depois do repasto, enquanto o MC e o CBM seguiam rumo divergente, os restantes deste grupo foram dar uma volta com 3 representantes da sociedade civil local (somando, as três, 69 anos – é uma mera curiosidade -). O passeio terminou cedo, recolhemos antes das 23h00m.
Comprámos, claro, as primeiras bugigangas (caravelas, outras peças em osso) e aí começaram os problemas de arrumação que se manteriam em crescendo até ao fim da viagem.
Foi um primeiro dia agradável, deu para confirmar a aridez da ilha de S. Vicente, onde até a água tem que vir da vizinha Santo Antão. A população pareceu bastante hospitaleira, sendo visível muita pobreza e miúdos a pedir.
Colaboração do FSLourenço
Nota temporária: FSLourenço deixa-nos aqui uma interrogação quando menciona MC. Será que se trata de JMC ou de AJMC, ou melhor, de MC EMQ ou de MC AN?.
_

2 comentários:

JPVillas-Boas disse...

JMC ou AJMC? Presumo que o primeiro e espero acertar porque consta que será sorteada uma visita guiada, pelo autor, ao Estádio da Luz, corrijo, das Antas, entre quem acertar na resposta.

vdias disse...

Não sei a quem pertencem as iniciais, mas das duas uma:
-Ou o FSL fez um diário da viagem e limita-se a transcrever;
-Ou o FSL tem memória de dragão, desculpem, queria dizer de elefante.
Passar bem