terça-feira, junho 22, 2010

Notícia do IOL Diário (NET)

A opinião da população de Boticas divide-se a favor ou contra a construção da barragem de Padroselos, mas são unânimes ao afirmar que nunca viram o mexilhão-de-rio do norte que travou o empreendimento.
Mexilhão trava barragem do Alto Tâmega
Terão sido doze bivalves descobertos no rio Beça, mas as populações garantiram à Lusa que nunca viram nenhum, nem sequer tinham ouvido falar deles antes da barragem.
«Ouvi dizer que tinham apanhado o mexilhão de água doce durante o estudo para a barragem, mas nunca vi nenhum», afirmou Fernando Outeiro, residente na aldeia de Covas do Barroso, uma das que seria mais afectada com a construção do empreendimento.
Este habitante diz-se contra a barragem por causa das consequências que traria para a aldeia a nível de nevoeiro, humidade e doenças para as plantas e porque poderia levar à «morte» do rio Beça, muito procurado pelos pescadores de trutas.
Opinião contrária tem Fernando Domingues que é a favor da barragem porque «ela faz falta».
«Andamos a importar energia do estrangeiro, porque havemos de dar o dinheiro a ganhar aos outros países. Nunca vi nenhum e acho que o mexilhão deve ter sido inventado por alguém que não queria cá a barragem», afirmou.
O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Campos, referiu que entende que as «questões ambientais sejam relevantes na decisão final», mas afirmou que lamenta.
«De todas as barragens da Cascata do Tâmega esta é a que teria impactos locais menos significativos e as melhores condições para potenciar a eventual criação do projecto de desenvolvimento local ligado à área do turismo», sublinhou.
Também o autarca diz que só viu o bivalve em «fotografia» e contou que até recusou saber onde se localizava a colónia, não fosse dar-se o caso de eles desaparecerem e depois acusarem o município de Boticas.

Depois desta notícia, resolvi ir até Boticas para tentar fotografar o dito.

Se conseguir depois publico.

Passar bem, até porque estou bem disposto

_

1 comentário:

JPVillas-Boas disse...

Acho da maior importância essa ida a Boticas para recolha da prova. Mais, aconselho que vás acompanhado por elementos também credíveis que possam testemunhar e ... até defender-te. Nunca se sabe a reacção dos animais, os bivalves e os outros!