quarta-feira, junho 02, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 02 de Junho de 1965

Dia 2 de Junho de 1965, quarta-feira

A manhã passou sem factos dignos de registo. O meu grupo (o 5º) entrou de quarto aos mastros (12h00m/16h00m) e como o vento obrigou a muita faina de velas, não parámos durante todo o tempo, tendo lamentavelmente perdido as aulas programadas.

Por volta das 15 horas apareceram, na esteira do navio, 3 tubarões pequenos e logo o Comandante “ripou” da sua bela “Colt” (pistola de guerra, americana, de 9mm), não tendo tido qualquer sucesso. Alguém arranjou, depois, um anzol e fio forte; com carne, os tubarões não pegaram, mas assim que se lhes pôs um salmonete, um dos bichos atirou-se de imediato ao isco; pegou-lhe por duas vezes, mas quando se começava a meter dentro, largava; só à terceira pegou mesmo.

O Comandante voltou, então, a disparar com a mesma arma, mas como o bicho se rebolava na água e não dava mostras de quebrar, resolveu mudar para a “Mauser” e resolveu assim o problema.

Içado o animal para bordo, foi fotografado (eu e outros temos fotos) e logo preparado, com sal, para servir de refeição de alguns elementos da guarnição, entre eles o ten. CJ.

Soube-se hoje também que, ao contrário do que parecia certo, sempre vamos à Baía; estaremos lá 2 dias, a abater à estadia em Cabo Verde – é mais um porto que vamos conhecer.

Começaremos amanhã a preparar a nossa coberta, o “Farol”; não vai haver mais aulas até ao Rio (ETA 060800) – a pintura do navio tem toda a prioridade.


Colaboração do FSLourenço


Nota da coordenação do blogue: Propositadamente não alterámos "ten. CJ" para vermos quem se saberá de quem se trata.

_

1 comentário:

vdias disse...

Será o 1ºten AN Caeiro Junça?

Mesmo assim n/gosto de iniciais, essas malditas, pois fazem-me pensar muito e o disjuntor pode disparar.
Passar bem!