domingo, junho 06, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 06 de Junho de 1965

Dia 6 de Junho de 1965, domingo

Avistámos, finalmente, com os primeiros alvores, o Rio de Janeiro! Distinguiam-se as 3 ilhas mais próximas, o Pão de Açúcar, Copacabana, etc...

Começámos a rumar para a entrada às 07h00m, passámos entre fortes às 08h00m; salvámos à terra, mas ninguém respondeu (estranho…). Vimos o aeroporto Santos Dumont e fomos atracar, numa faina de mais de duas horas, na Praça Mauá, depois de termos passado pelos “Minas Gerais” e “Niterói”.

À nossa espera estava um número razoável de pessoas; o Adido Naval *português entrou logo a seguir à volta à faina.

Após o almoço houve, então, licenças. O primeiro ponto de paragem foi, para muitos, os Correios, onde deixámos “toneladas” de manuscritos elaborados durante as cerca de 3 semanas desta tirada. Ao invés da maioria, fui ao Maracanã ** (para mim, um espaço mítico) onde vi, num estádio cheio, (aproveitando o convite de um sujeito que apareceu a bordo ainda de manhã) o Brasil – Alemanha, ganho por 2-0 pelos brasileiros num jogo em que não mostraram garra nem qualidade que justificasse a candidatura ao título mundial, no ano seguinte.

À noite fui, com o RL, até Copacabana; não ficámos particularmente impressionados com o que vimos, designadamente com a vida nocturna, embora tendo naturalmente gostado.

(Acho que seria muito interessante conhecer outras “primeiras impressões” do Rio, porventura bem mais interessantes do que esta… fica o desafio)


Colaboração do FSLourenço

Nota*: O nosso Adido Naval (de Defesa) era então o CMG Joaquim David de Carvalho, que viria a ser promovido a Comodoro a contar de 26JUL1965.

Nota **: Foram ao Estádio do Maracanã muitos elementos do CR utilizando diferentes meios de transporte. A quatro destes que se deslocaram de táxi, o motorista no final quis convencê-los que o preço a pagar era o registado no taxímetro, obviamente, com um pequeno senão: aquele era o valor a pagar por cada um. Apesar de jovens, não caíram nesse conto do vigário (também tentado noutras partes conhecidas do mundo).

_

1 comentário:

s.pinho disse...

Eu também fui ao Maracanã ver esse jogo, fui com um Amigo de meu Pai, que tinha camarote no Estádio. Depois do jogo encontrei-me com o o Sueco, Zé Viegas e julgo que com o Paulo Guilherme e ficou combinado um passeio pelo Rio no dia seguinte patrocinado e guiado por esse Amigo de meu Pai.Mais tarde um Primo meu, muito bem na vida,proporcionou-me uma noite fantástica numa sua casa na Barra da Tijuca com umas Irmãs Carmelitas Descalças, mas muito descalças.
Enfim, tudo isto são restos de um passado faustoso.
Continua Fernando, e obrigado.