terça-feira, junho 15, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 15 de Junho de 1965

Dia 15 de Junho de 1965, terça-feira

E porque não há duas sem três (e não estou a falar daquilo que algumas mentes tortuosas logo quiseram, insidiosamente, associar a este humilde texto), realizou-se hoje a recepção oficial a bordo; mais uma baldeação matutina, esta sem o encanto da de ontem.

De manhã ainda pudemos sair, fui com o RD fazer umas compras, entre as quais uns magníficos LP´s do Roberto Carlos, de que me orgulho de poder dizer que o Curso gostou muito, depois de os terem podido ouvir 827 vezes cada um; à tarde, organizou-se um passeio a Teresopolis, com saída às 13h30m e regresso a tempo de aprontar para a recepção, a começar às 19h00m.

Deste dia, retenho a ideia de que foi, para nós e de início, algo pincel; no meu caso, andei às ordens do Imediato e do 1ten CSilva, até que consegui baldar-me, fazendo o join ao BV (repito, BV, não foi lapso), que estava acompanhado da Vera Lúcia, da Miriam e de uma outra (não recordo o nome, tinha menos que 10 na escala 0/20).

Apesar de, nas ROE que nos foram distribuídas pelo Comando para esse dia (certamente que não tiveram o “dedo” do SH), constarem ordens rigorosíssimas para não tentar absolutamente nada com os convidados (sic), cada um de nós assumiu literalmente a orientação, deixando os cavalheiros em ameno colóquio uns com os outros e tentando cumprir a desinteressada e solidária missão de cuidar das desvalidas .

A partir das onze, os convidados foram saindo, alguns ainda a passar pelo italiano, ali próximo; vários CR´s, aproveitando algum tempo disponível, deram uma última volta pela praça Mauá.

Embora este espaço tente ser, fundamentalmente, o repositório possível das coisas boas que vivemos, deixo, desta vez, o registo de uma cena que marcou um pouco a noite e alguns, que assistiram, algo estupefactos: refiro-me ao destempero de um dos oficiais (EN), que já cá não está, ao dirigir-se, em termos completamente desabridos e injustos, a um CR, dos que mais sempre admirámos e que, infelizmente, só está connosco no lado bom das nossas memórias.


Colaboração do FSLourenço


_

Sem comentários: