domingo, março 13, 2011

Os Submarinos na nossa Marinha


A ENN-Editora Náutica Nacional, Lda. - de que é proprietário e director o nosso camarada CR HSFonseca - e a Editora Oásis, Lda. acaba de promover a segunda reedição da obra de Maurício de Oliveira, “Os Submarinos na Marinha Portuguesa”, por ocasião da recepção dos submarinos que vão constituir a V Esquadrilha.

Trata-se de um livro inicialmente publicado em 1972 (1ª edição), onde é relatada a história da nossa arma submarina a par de episódios da navegação e da guerra submarina em geral e onde nos é dado o seu enquadramento histórico na vida nacional.

Em 1988 esta obra foi objecto de uma 2ª edição, revista e aumentada com um capítulo relativo às décadas de setenta e oitenta do século passado, redigido pelos então Cap. Ten. Conde Baguinho e 1º Ten. Borges Gonçalves e com um prefácio pelo então Editor, Cte. Lobo Fialho.

Nesta obra que agora é publicada com prefácio do HSFonseca, o CALM Álvaro Rodrigues Gaspar completou o texto da edição anterior com um capítulo adicional, abordando o período do fim dos anos oitenta do século XX até ao presente, quando tem início a actividade das novas unidades N.R.P. TRIDENTE e ARPÃO já ambas ostentando a bandeira Portuguesa. Apresentam-se assim, neste livro, quase cem anos de história ininterrupta dos nossos submarinos.


Esta obra, de 326 páginas, que estará à venda no circuito das livrarias por 24€, poderá também ser solicitada directamente à Editora Oasis, tel 213522083, http://www.diel.pt/ ou à ENN, 214001292, e-mail revistamarinha@netcabo.pt , com o preço especial de 18€ para os assinantes da Revista de Marinha , a que acrescem os portes de correio.

Sem comentários: