segunda-feira, julho 04, 2011

Publicidade utilitária (2): Calçado

Tentando contrastar com a rubrica deste blogue (In)utilidades que tem estado muito adormecida, fazemos questão de que sejam trazidas ao nosso conhecimento informações úteis ou curiosas sobre o nosso comércio, especialmente o que tiver fortes especificidade e raízes na vida nacional.
Passando nesta semana mais uma vez a caminho do Hospital das Camisas, em cujo "banco" tive curta espera passando de imediato aos especialistas - que identificaram rapidamente a necessidade de viragem e implantes de colarinhos e internaram logo as quatro camisas que levava, com data de alta logo ali definida - , reavistei quase ao lado uma loja pela qual sempre tive um misto de curiosidade e estima: identificando-se com o calçado, não é uma sapataria. A Casa Forra. Trata-se sim duma casa onde se pode comprar tudo o que esteja relacionado com a reparação e manutenção de calçado, passando pelas máquinas, os coiros e cabedais, as borrachas, os utensílios, as ferramentas, os pregos e as tachas, os vernizes e as colas, etc, etc... Tudo o que seja essencial nesta arte e requerido pelos amantes da "bricolage" para a reparação, em oficina própria ou em casa dum par de sapatos de homem ou senhora, designadamente colocando capas, saltos, meias solas, protectores, etc..
Uma fotografia identificativa da entrada, ali no Poço do Borratem, aqui fica:

E posto tudo isto, quem é que do CR tem todo o material necessário em casa e, embora as funções que ainda desempenha não lhe deixem muito tempo livre, já fez estes trabalhos para o seu agregado familiar e se mantém apto a fazê-los ou a ensinar-nos em caso de necessidade?

Sem comentários: