quarta-feira, março 07, 2012

Antigos professores: Teixeira da Mota

Se bem me lembro, o nosso único professor que tem nome de rua e de avenida é / foi o então Comte. Avelino Teixeira da Mota. Um outro nosso professor, como bem lembra ASPinho, Eugénio Conceição Silva, também de uma parte do CR no nosso 1º ano (os outros tiveram Gameiro Pais), de Matemática, tem nome de rua e de escola em Almada: Rua Comandante Eugénio Conceição Silva e Agrupamento de Escolas Comte Conceição e Silva e Escola Básica 2.3 Comandante Conceição e Silva Ver aqui.
Mas foi apenas nosso professor duma cadeira, Organização, cadeira chatérrima em que não nos foi despertado o mínimo de interesse, que o período pós-almoço também não favorecia nada. Leituras quase integrais dumas folhas extensíssimas que o seu substituto Guilherme George Conceição Silva nos incentivou a ir rasgando grandes partes por já estarem alteradas por reestruturações entretanto ocorridas. Nunca compreendi, até data recente, aquela ausência de entusiasmo e brilho do grande cartógrafo Teixeira da Mota. Segundo me referiram, terá sido nomeado professor da Escola Naval para uma cadeira de História Naval (falha imperdoável no nosso currículo da altura) inserida numa reforma curricular que não foi avante e nessas condições o Comodoro Comandante da EN (Morgado Belo?) tê-lo-á convidado, e para que não fosse embora, para ministrar aquela cadeira (que alguém teria que dar).

Avelino Teixeira da Mota (Lisboa, 22 de Setembro de 1920 - 1982), foi um distinto oficial da Marinha e historiador. Era filho de Avelino da Mota e de Isaura Teixeira, tendo nascido na freguesia de S. José de Lisboa.
Iniciou os seus estudos na Escola Primária Oficial n.º 44, concluindo o ensino secundário no Liceu Passos Manuel em 1938. Nesse mesmo ano entra para a Faculdade de Ciências de Lisboa para frequentar as disciplinas necessárias à admissão na Escola Naval (Álgebra, Física, Química e Desenho), cadeiras em que obtém aprovação em Julho de 1939.
Em 15 de Setembro de 1939 apresenta-se na Escola Naval e termina o curso em 1943, sendo aumentado ao efectivo da Marinha em 16 de Setembro desse ano com posto de Segundo Tenente. Entre 1945 e 1947 serve na Guiné com o governador Sarmento Rodrigues e entre 1948 e 1957 na Missão Geo-Hidrográfica da Guiné; em 1953 por ordem do Ministério dos Negócios Estrangeiros inicia o inventário e reprodução fotográfica da cartografia antiga portuguesa dos territórios ultramarinos. Em 1958 passa a dirigir a Secção de Lisboa do Agrupamento de Estudos de Cartografia Antiga da Junta de Investigações do Ultramar. Em 1964 é Vogal do Conselho Ultramarino e entre 1959 e 1964 lecciona na Escola Naval, continuando depois entre 1965 e 1969 as actividades docentes como professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leccionou História da Expansão Portuguesa.

Foto do arquivo da Escola Naval

3 comentários:

s.pinho disse...

Tambem o nosso professor Comandante Conceição e Silva tem nome de rua e escola, em Almada.

JPVillas-Boas disse...

Caro ASP agradeço o teu comentário e reparo cheio de razão. Como o Comte Conceição Silva (julgo que não era "e Silva")não foi meu professor dado que estávamos divididos em duas turmas e ele era da outra, esqueci-me dele. Mas sem razão, porque tendo ido a exame em 2ª época e passado com 13 valores com dispensa da oral que teria sido uma desgraça, era ele o presidente do júri. Exame que a maioria dos HCCR tem muito vivo nas suas memórias porque foi a causa de...

s.pinho disse...

Eu tambem era da turma do Prof. Gameiro, e tambem me lembro muito bem de....... Oh se me lembro. Como diria um pimba brasileiro, "Ai. ai se eu te pego...."