terça-feira, junho 05, 2012

Fotos antigas:1966



 
Antes da existência do actual Auditório da Escola Naval, era, como se devem lembrar, no ginásio que se realizavam as conferências. 
No dia desta fotografia, no ano de 1966, podem ver-se muitas caras conhecidas na assistência a uma conferência do Comte Serra Brandão.
Identificam-se com facilidade o Comandante da EN e alguns dos nossos instrutores, bem como do CR, entre outros, o SaldanhaCarreira e o AraújoBaptista.

Foto do arquivo da Escola Naval

7 comentários:

Antides disse...

... e a cruz das caravelas ao fundo. Ela não simboliza só sacrifício - e quantos por lá ficaram! - mas também encontro de pessoas e culturas.

Antides disse...

...E, ao fundo, aquela cruz das caravelas que a Sagres, a R.A. Madeira, a F.A.P., entre outros, não se envergonham de manter viva. Cruz não significa só sacrifício, pode simbolizar também encontro de pessoas e culturas.

JPVillas-Boas disse...

Recebidos por outra via os seguintes comentários sobre a data deste evento, registado nos arquivos da EN como tendo sido em 27-2-1964:
No blog do CR há uma pequena gralha, isto é, aquela conferência no ginásio da EN não foi em 1964, mas sim em 1965, quando já era Comte da EN o Comodoro Carlos Sanches, que está na 1ª fila à direita do Comte Pereira Gonçalves. Em 1964 era Comte da EN o Comodoro Morgado Belo. Desculpa a chamada de atenção. Um abraço HELDER ALMEIDA 1ºten REF.

JPVillas-Boas disse...

Por lapso referi esta data de 27FEV1964 que foi a data duma conferência do Comte Teixeira da Mota neste mesmo local.

JPVillas-Boas disse...

Num outro comentário do nosso camarada OCeano LSNunes:"Olá Helder. Julgo que deve ser em 1966 ... eu saí da Escola em fins de 65 e o Cmte ainda era o Com. Morgado Belo."

Carlos V. Carrasco disse...

Segundo o Anuário da Escola Naval 1964-1965, a rendição do Com. M. Belo deu-se em 15JUL65.
A entrega do Comando realizou-se pelas 14.30, com o cerimonial do costume.
Nas fotos do almoço de despedida, entre diversos oficiais e professores, reconhece-se o Comte Conceição e Silva à direita do Comodoro e o Nunes da Cruz à esquerda.
Quanto a conferências não refere nenhuma que se possa identificar com esta, em apreço.

Luís Silva Nunes disse...

Então quando eu saí já o Com. M. Belo tinha sido rendido pelo Com. Carlos Sanches de quem eu não me lembro ... continua de pé a possível data de 66.