sexta-feira, novembro 16, 2012

Medidas anti-crise (1)

Nem de propósito, quando nos tínhamos proposto criar uma secção de propostas de medidas para combate à presente crise cujo desfecho ainda não é previsível, recebemos uma primeira proposta que se encaixa perfeitamente. Da autoria do nosso camarada CRHC VCajarabille, este excelente contributo já por ele executado e disponível para esclarecer quaisquer dúvidas.

Para quem não sabe da existência do balastro eletrónico, estamos aqui a divulgar para quem estiver interessado:

As lâmpadas de néon usam o chamado arrancador que as faz piscar um pouco no arranque antes de acenderem. Modernamente compram-se com o balastro eletrónico que faz a lâmpada acender de imediato, poupa bastante energia, aumenta muito a duração das lâmpadas e ainda por cima dão um pouco mais de luz e nunca avaria o arrancador pois este não existe.

Porém, quem for habilidoso (como eu!), pode gastar cerca de 5/6 Euros (há de vários preços, mas os baratos servem), compra apenas o balastro eletrónico e instala nas armaduras das lâmpadas que tiver em casa. Retira-se o balastro clássico e o arrancador e liga-se o balastro eletrónico, ficando pronto a funcionar. Atenção que o balastro tem que ser compatível com a potência da lâmpada, havendo balastros para duas lâmpadas, se for o caso. As ligações também são alteradas no interior da armadura, mas é muito fácil, pois o balastro tem a entrada de corrente de um lado e do outro duas entradas que vão aos bornes da lâmpada numa extremidade e mais duas que vão aos bornes da outra extremidade, sendo indiferente escolher qualquer dos lados.

Depois da minha experiência em casa, já se instalaram balastros eletrónicos cá no prédio nas garagens e vamos colocar no elevador. Tudo a funcionar e a poupar!!!!!!!


Sem comentários: