terça-feira, outubro 30, 2012

Aniversários em Novembro de 2012

Neste mês de Novembro de 2012 completam mais um ano:

12NOV(1944) JORGE AUGUSTO PIRES
14NOV(1945) ARMÉNIO CARVALHO CARLOS FIDALGO
27NOV(1945) ÁLVARO AMADO BORDALO VENTURA

A todos muitos parabéns!
Lembramos este mês em que completa dois anos da sua morte, ocorrida em 05NOV2010, o JM CORREIA GRAÇA.
E recordamos também porque faz anos (ou faria?) o OC/CR GêBê Maurício em 29NOV(1943), de seu nome completo EUGÉNIO HUMBERTO RODRIGUES MAURÍCIO

NE "SAGRES" 75 anos a navegar



Um bom contributo para a história de um navio em que fizemos uma viagem de instrução de 4 meses:

                                              Texto do nosso camarada mais jovem Comte Nuno Sardinha Monteiro*

Neste ano de 2012 é um ano de celebração para o navio escola “Sagres”. De facto, cumpre-se este ano o 75.º aniversário do seu lançamento à água, na cidade de Hamburgo, numa Alemanha sob regime nazi. Neste artigo, conta-se de forma breve a história do navio, que viria a içar a bandeira portuguesa, pela primeira vez, em 1962. Isso significa que este ano também se celebra o cinquentenário do navio ao serviço de Portugal e da Marinha Portuguesa, uma efeméride tão mais significativa quanto se trata do primeiro navio com tão prolongada longevidade na briosa.


O atual navio escola “Sagres” foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, tendo o seu casco sido lançado à água em 30 de outubro de 1937. O navio, então batizado com o nome “Albert Leo Schlageter”, foi o terceiro de uma série de quatro navios escola à vela, construídos para dar instrução aos cadetes da Kriegsmarine (Marinha de Guerra). O primeiro chamava-se “Gorch Fock”, o segundo “Horst Wessel” e o último (que nunca chegou a ser acabado e foi afundado em 1947) “Herbert Norkus”. Os navios possuíam armação em barca, caraterizada pela existência de três mastros, com os dois mastros de vante (traquete e grande) a envergarem pano redondo e o mastro de ré (mezena) a armar pano latino.
Sob bandeira alemã, o “Albert Leo Schlageter” foi um navio azarado. Na primeira viagem, em 22 de março de 1938, colidiu com um navio mercante, sob cerrado nevoeiro, em pleno Canal da Mancha, sofrendo danos significativos que obrigaram a prolongadas reparações em estaleiro. Mais tarde, quando efetuava uma viagem de instrução de cadetes, em 4 de novembro de 1944, embateu numa mina no mar Báltico, abrindo um enorme rombo no casco. O navio esteve próximo de afundar, apenas tendo aguentado à superfície devido à sua compartimentação estanque e ao facto de navegar na companhia do “Horst Wessel”, que aguentou o “Albert Leo Schlageter” até à chegada de um rebocador. Mesmo assim, morreram neste trágico acidente 18 militares da guarnição.
No final da II Guerra Mundial, os quatro navios escola à vela foram sorteados pelas potências aliadas. O “Albert Leo Schlageter”, bem como o “Horst Wessel”, couberam aos EUA, que decidiram entregar o segundo à sua Guarda Costeira, para servir como navio escola, sob o nome “Eagle” (ver tabela). Quanto ao “Albert Leo Schlageter”, foi cedido ao Brasil por um preço simbólico (5000 dólares), como compensação pelas perdas sofridas pela navegação mercante brasileira, vítima dos ataques dos célebres Unterseeboots (ou U-Boats) alemães. Curiosamente, foi no dia 4 de julho de 1948, dia nacional dos EUA, que o navio, ainda atracado na Alemanha, içou pela primeira vez a bandeira brasileira, tendo mais tarde sido rebatizado como “Guanabara” aquando do aumento ao efetivo da Marinha do Brasil.

quinta-feira, outubro 25, 2012

Livro Curso Luis de Camões 50 anos

Na semana passada fui solicitado pelo Coelho da Silva (LC) para me ser entregue, em intenção de todo o CR, e julgo que por ter sido o primeiro chefe de curso, um exemplar do Livro do Curso LUÍS DE CAMÕES, que gostosamente recebi na segunda feira 22 de Outubro.

Lembrar-se-ão de que o LC teve a espinhosa missão de facilitar a habituação de um bando heterogéneo de jovens à Escola Naval, fornecer os primeiros ensinamentos destinados ao período de formação na EN e mesmo a indicar os primeiros rumos para uma carreira na Marinha. Na altura não me apercebi, e se calhar não podia ter-me apercebido, do significado dessa missão; mas quando anos mais tarde fiz parte do grupo que desempenhou a mesma tarefa dirigida a novo bando, foi inegável não só o orgulho de o fazer, como o valor da missão do LC.

Foi por isso com um saudoso gosto que recebi das mãos do Coelho da Silva, representando todo o LC, um exemplar do Livro do Curso LUÍS DE CAMÕES, em representação de todo o CR, e tive a oportunidade de transmitir um MUITO OBRIGADO em nome de todos nós, e os PARABÉNS pela data que esse Livro comemora.

Humberto Costa Roque

quarta-feira, outubro 24, 2012

Projecto MUSUBMAR: 1º afundamento.

Já aqui referimos o projecto da criação no Algarve na zona de Portimão de um núcleo de quatro navios de guerra abatidos - uma fragata, uma corveta, um patrulha e um navio-hidrográfico -, para servirem, entre outros aspectos, de atração para mergulhadores, complementado em terra com um espaço museológico que é dedicado às respectivas histórias e das suas guarnições. Devido às previsões do tempo que apontam para condições inviáveis para a realização do afundamento da Corveta Oliveira e Carmo houve necessidade de adiar o mesmo cinco dias.
Deste modo, a nova data para o afundamento da Corveta Oliveira e Carmo será quinta-feira 01 de Novembro de 2012.

A data de afundamento do Zambeze que não foi possível coincidir com a da Corveta, mantém-se para o dia 03 de Novembro de 2012.
Estarão em princípio presentes o autor do projecto e antigos comandantes dos navios e dada a coincidência do nome do navio com a do patrono do Curso Oliveira e Carmo, curso que este ano completou 50 anos de entrada na EN, estarão também presentes no momento do afundamento elementos daquele curso, em especial dos que o comandaram. 
Ver mais aqui.

segunda-feira, outubro 22, 2012

Nova apresentação de livro em 06NOV2012

 Nova apresentação do livro " A Segurança no Mar - uma visão holística" agora em Lisboa dia 06 de Novembro, no qual, como aqui já tínhamos referido, consta o nosso camarada CRHC VLCajarabille.

sexta-feira, outubro 12, 2012

Encontros mensais do CR: Jantar 11OUT2012

Como anunciado realizou-se na passada 5ª Feira dia 11 o jantar mensal do CR, de reinício do "ano lectivo 2012/2013". 
Treze presenças, dos quais um não ficou para o jantar, sendo protagonista de momentos de alguma emoção com a sua identificação: Um OC/CR que nunca tinha aparecido nestes encontros e que provocou alguns momentos hilariantes e de expectativa aquando das tentativas da sua identificação pelos elementos que iam chegando. Tratando-se do LacerdaFerreira, tanto houve identificações à primeira por elementos que o não viam há mais de 45 anos, como também algumas exitações antes da identificação correcta e desacertos absolutos confundindo-o com nomes que nunca figuraram no CR.
.Dos presentes, a saber: ACosta e Silva, ACFidalgo, AVDias, EFCarvalho, FCSantos, FMPereira, FSanchesOliveira*, JPVBoas, JRLeite*, JSHenriques, MPBento, PLencastre, RMSousa, chegaram já sobre o jantar - e fora de tempo da foto com o Lacerda - os assinalados com * por razões mais que justificadas: o lançamento do Livro na Sociedade de Geografia sobre a vida do Comte Alpoim Calvão, Director de Instrução na Escola de Fuzileiros (no tempo em que esta dependia do G2EA) da maioria dos fuzileiros especiais do CR.

Aperitivos fritos riquíssimos para o colestrol regados com várias garrafas de branco junto ao aquário que não tem nada a ver com o do Vasco da Gama, ementas muito diversificadas molhadas com sucessivas botelhas de tinto, por não mero acaso bem escolhidas apesar da ausência do escanção-mor (justicado por cursos para a 3ª idade, designação que nos é desconhecida). 





A habitual foto para memória futura, por não haver a possibilidade de conciliar as presenças dos dois retardatários com a do LF, foi tirada antes do jantar.


O pior veio depois, já no bar e ao café, por ocasião da contabilidade do evento. Não se erguram cartazes, não se registaram cocktails molotov, não se derrubaram barreiras, mas apenas algumas palavras de ordem contra a considerada exorbitância de alguns euros no custo per capita em período de crise em que não é nada visível o fim do túnel.. Mas tudo terminou em bem com a garantia de que a questão orçamental irá ser devidamente ponderada, sem que haja opções por outros locais mais acessíveis, com o mesmo conforto, e sem que se revejam os aspectos que efectivamente encareçem estes jantares.

À saída, entre gritos de ordem em que se confundiam as siglas FCP e FSL, deparámo-nos com a situação que a foto seguinte ilustra, sem mais comentários.

sábado, outubro 06, 2012

Encontros mensais do CR: 11OUT2012

Serão retomados neste mês de Outubro de 2012, como normalmente na 2ª Quinta-Feira do mês, os encontros mensais do CR,
O aviso do organizador-mor já por aí anda na Net:

Vamos comemorar a reabertura do novo ano lectivo.
O encontro é no nosso CMN dia 11OUT pelas 20:00.
Os aperitivos começam 30 min. antes.
Digam-me até dia 10 ás 12:00 da vossa disponibilidade.
Até lá.
ZSH