quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Curiosidades "navais" (1)

Na Igreja Matriz duma cidade costeira que tem Capitania de Porto, estava no passado Domingo dia 26 de Janeiro de 2014, aparelhado o andor que a foto mostra e que iria figurar na Procissão de Nª Srª da Guia, a qual não se realizou por motivo da chuva.
Curioso o modelo de navio, de casco, mastreação e velas com a Cruz de Cristo, em tudo idêntico à actual SAGRES, mas com o nome Nª Srª da Guia.

De que cidade se trata? Não me recordo de alguém do CR que tivesse exercido  funções naquela Capitania de ...

Foto de JVB

1 comentário:

JPVillas-Boas disse...

Comentário recebido por outra via:
Dá licença Comandante?? É o seguinte: Foi lançada aqui há dias uma referência à N Sra. da Guia no blog do CR. Como ninguém fez qualquer comentário, posso fazer eu? Então é assim: Trata se da N Sra da Guia cuja capela fica na Foz do Ave. A festa propriamente dita é no dia 2 de Fevereiro. A procissão este ano não se fez devido ao mau tempo. O Rei D. Carlos era devoto desta N Sra., e conta-se que no dia 2 de Fevereiro de 1908, dia do regicídio, enquanto acontecia o assassinato, decorria também a procissão, e a N Sra da Guia nesse preciso momento ( do assassinato) fez no andor uma rotação de 90 graus e virou-se para Sul. A partir dessa data, sempre que se faz a procissão, os homens que levam o andor. viram no para BB junto ao estaleiro de Vila do Conde. Outra coisa: nenhum CR foi Capitão do Porto de Póvoa de Varzim/ Vila do Conde. Um abraço Helder Almeida. almeida.helder033@gmail.com