quinta-feira, julho 24, 2014

CR promove oferta de réplica da "Pedra de Dighton"

O curso que frequentou a Escola Naval no período de 1963 a 1967, e que teve como patrono o navegador Miguel Corte Real, conhecido na gíria naval apenas pelas iniciais “CR”, comemorou nos fins do ano passado os seus cinquenta anos de entrada na Marinha.  As comemorações em apreço incluiram, entre outros eventos, um fim-de-semana em Tavira, a cidade-berço da família Corte Real, constatando-se então que ali não existia ainda nenhuma referência à “Pedra de Dighton”.


Como se sabe, Miguel Corte Real explorou as costas nordeste dos Estados Unidos e do Canadá, em 1502, procurando também o seu irmão Gaspar, que não havia regressado da expedição realizada no ano anterior. Contudo, Miguel Corte Real  também não regressou da sua viagem, perdendo-se-lhe então o rasto. No entanto, em 1918, o Prof. Edmund Delabarre, da Brown University, de Providence, Estado de Rhode Island, encontrou, mergulhada no leito do rio Taunton, próximo da margem esquerda, perto da foz, em zona sujeita às marés, em Berkeley, nas imediações da cidade de Fall River, no Estado de Massachussetts, uma pedra de grandes dimensões, um arenito avermelhado, com numerosas inscrições; entre estas conseguiu referenciar “Miguel Corte Real Y Dei hic Dux ind” e uma data :“1511”. Este Professor americano construiu então uma teoria, sugerindo a hipótese de que o navegador português teria naufragado na costa, nas proximidades daquele local, e  teria sido recolhido pelos indios, vivendo naquela região até à sua morte. Entretanto, a “Pedra de Dighton”, graças aos esforços do Dr. Luciano da Silva - personalidade muito activa na comunidade emigrante portuguesa da Nova Inglaterra, já falecido -  está hoje preservada e à guarda de um museu local, tendo side entretanto executadas diversas réplicas, uma das quais se encontra colocada na esplanada fronteira ao Museu de Marinha, em Belém.
Nestas circunstâncias, o Curso CR tomou a iniciativa de promover a oferta de uma réplica da histórica “Pedra de Dighton” à cidade de Tavira, estando já em curso a sua execução, num pequeno estaleiro naval em Bristol, Rhode Island, bem como  diversas diligências de caracter administrativo e burocrático relativas ao seu posterior transporte para Portugal. De assinalar, o pronto apoio da firma MSC – Mediterranean Shipping Company a este projeto, disponibilizando-se para transportar gratuitamente a réplica em apreço num dos seus navios da linha que liga o Terminal XXI de Sines a Boston e ao nordeste dos Estados Unidos e do Canadá.

No passado dia 9 de Julho, nas instalações do Clube Militar Naval, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Curso CR e a “Associação Luciano da Silva”, de Cavião, Vale de Cambra, tendo sido outorgantes, por esta Associação, o seu Presidente da Direcção, Dr. Pedro Laranjeira, e o V/Alm. Alexandre da Fonseca.  Presentes nesta cerimónia,  um grupo de elementos do Curso CR, o Prof. Dr. Ferreira Coelho, Presidente da Comissão de Estudos Corte Real (Sociedade de Geografia de Lisboa),  o Engº Damião de Castro, Presidente da Assembleia Geral da “Associação Luciano da Silva” e o Cte. Miguel Picoito, Presidente da Direção do Clube Militar Naval. Na ocasião, o Dr. Pedro Laranjeira referiu o total apoio a esta iniciativa da Associação que representa e também a sua disponiblidade pessoal para ajudar a dar corpo a este projeto, que considerou de reconhecido interesse histórico e cultural.

Colaboração do HASFonseca

Sem comentários: