sexta-feira, janeiro 16, 2015

Sobre o Museu de Electricidade em Lisboa

Transcreve-se da Internet* com a devida vénia:
O Museu da Eletricidade, em Lisboa, é um dos 10 museus gratuitos mais incríveis do mundo. A opinião é do site internacional de viagens SmarterTravel, que incluiu o museu lisboeta numa lista publicada no sábado que apresenta sugestões que vão de Paris a Pequim e que possibilitam, sem custos, o enriquecimento cultural. Com vista para o rio Tejo, em Lisboa, o Museu da Eletricidade localiza-se numa velha central elétrica que sintetiza perfeitamente o espírito" das coleções, pode ler-se no site, que explica que o museu permite "descobrir a história da eletricidade e a arqueologia industrial através de exposições interativas e muito amigas das crianças. Entre as ofertas surpreendentes do museu estão também as mostras de fotografia e as instalações de arte contemporânea, destaca o SmarterTravel, acrescentando que os utilizadores do TripAdvisor consideram que esta instituição museológica é uma maravilha secreta de Lisboa (além de um bom local para se refrescarem em dias de calor). O 'ranking' dos mais incríveis museus gratuitos é liderado pelo amplo conjunto museológico da Smithsonian Institution, em Washington, nos EUA, seguindo-se-lhe o Museu de Arte Moderna de Paris, em França, e o The British Museum, em Londres, Inglaterra, que encerra o pódio. Da lista fazem ainda parte o Museu Nacional da China, em Pequim, o Museu Nacional de Copenhaga, na Dinamarca, ou o Daimler Contemporary, museu alemão de arte contemporânea localizado em Berlim.


A Central Tejo foi desenhada e projectada por pelo engenheiro Lucien Neu e a sua construção ficou a cargo da firma Vieillard & Touzet (este último, Ferdinand Touzêt, discípulo de Gustave Eiffel) 
Recordamos, conforme informação prestada pelo próprio Museu de Electricidade:
O arquitecto Carlos Bonina Moreno foi responsável pela remodelação efectuada no Museu da Electricidade entre 2002 e 2005.

Outra informação sobre este Arquitecto e nosso camarada CR:

Nota* Segundo informação do JSHenriques

Sem comentários: