quinta-feira, abril 16, 2015

Confraria Marítima

Confraria Marítima promoveu jantar-debate
            A  Confraria Marítima de Portugal (CMP) realizou no passado dia 20 de Março de 2015, no restaurante da Associação Naval de Lisboa, junto à Doca de Recreio de Belém, o seu XXXIII Encontro-Convivio. O programa do evento, que reuniu cerca de 40 Confreiras, Confrades e seus convidados, incluiu vários momentos: um cocktail de boas-vindas, uma curta alocução do Presidente da Direcção, V/Alm. Alexandre da Fonseca, a troca de escudetes com a ANL,  o acolhimento / entronização de quatro novos membros, um jantar de confraternização e por fim,  uma palestra, seguida de debate,  proferida pela Prof Dr. Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar dos Açores.
            O Presidente da Direcção da Confraria entregou nesta ocasião ao Engº Eduardo Guimarães, Comodoro da ANL – Associação Naval de Lisboa, um escudete da Confraria, recebendo outro, em troca. Nas palavras então proferidas, ambas as partes assinalaram a excelente colaboração existente, o que foi corroborado pelos presentes com uma salva de palmas.
            Antes do ínicio da refeição foram apresentados os novos Confrades, a quem foram impostos a “insígnia de confrade” e o pin da Confraria e entregue um “diploma de mérito”, sendo saudados calorosamente pelos restantes Confrades presentes. Foram assim, sucessivamente, apresentados à Confraria, por ordem alfabética, o Cte. Amadeu Cardoso Anaia, proposto pelos Confrades Carlos de Meneses Pitta e Alexandre da Fonseca, o Sr. António Peters, proposto pelo Confrade Alexandre da Fonseca, o Prof. Dr. Fernando Loureiro Bastos, proposto pelo Confrade Manuel de Almeida Ribeiro e o Cte. José de Carvalho Mesquita,  proposto pelo Confrade Joaquim Bertrão Saltão.
            No fim do jantar Fausto Brito e Abreu fez uma interessante e informativa comunicação subordinada ao tema “As potencialidades e os desafios do Mar dos Açores”, apoiada num bem estruturado power point, a que se seguiu um animado debate até cerca da meia noite. O Profº Dr. Brito e Abreu é o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do XI Governo Regional dos Açores, desde 8 de Julho de 2014.
         

Sem comentários: