sábado, maio 02, 2015

50 Anos do início da Viagem no NE "SAGRES" em 01MAI2015 (4)

A Comemoração, em 01MAI2015, dos 50 anos da partida do CR para a viagem de instrução realizada no 2º ano da Escola Naval, pode considerar-se um exito, estando de parabens os promotores e os executores. Com a presença de oficiais do navio* na época,  o Oficial Imediato  e dois oficiais da guarnição, respectivamente o CMG Brito e Abreu, o Comte Homem de Gouveia e o Eng Serpa Leitão, tivemos a oportunidade de visitar a SAGRES em doca seca no Arsenal do Alfeite (AA), deixando ao actual comandante uma edição especial do Livro de Curso e uma pequena placa evocativa deste evento. Da parte da Empresa AA acompanhou-nos em nome da Administradora um elemento da actual Administração e representante da Marinha o nosso camarada ECN Rapaz Lérias, tendo o nosso transporte entre o Portão Verde e o AA sido gentilmente assegurado pela BNLe pelo oficial designado para o efeito.
A bordo recordaram-se os espaços e verificaram-se as alterações entretanto ocorridas, algumas ditadas pela inclusão de elementos do sexo feminino, recebendo-se do Comandante uma cópia do registo das horas de navegação realizadas em 1965.

Na intervenção muito evocativa da viagem que o nosso camarada HFonseca proferiu, recordou os camaradas CR - 17** que já nos deixaram, querendo a redação deste "post" assinalar mais especialmente na data em que se comemora este evento, os seis que a fizeram e entretanto faleceram:
Calhau Feitoria 31AGO1999
Rocha da Silva 11MAI2002
Francisco Pina 03SET2003
Marques Bilreiro 17SET2005
Araújo Baptista 28AGO2008
Ferreira Neto 14NOV2014

Nota*: Os únicos, de entre todos os oficiais do navio e os instrutores da EN que nos acompanharam na viagem, que tiveram possibilidade de aceitar o convite. Com pena de não nos ter sido viável usufruir de um maior número de  presenças, desejamos, aos que por razões de saúde não nos puderam acompanhar, um rápido restabelecimento.
Nota** A dúvida existente entre 17 ou 16 deve-se ao facto de havendo uma forte suspeição que o Alexandre José dos Santos terá há muito falecido, mas para efeitos do Arquivo de Identificação nacional nada consta nesse sentido. Nos 17 incluem-se 4 que não concluiram a EN.

Sem comentários: