quarta-feira, março 09, 2016

Falecimento do Comte Abel de Oliveira (08MAR2016)

Na noite de ontem, 3ª Feira dia 08 de Março de 2016, faleceu* no Hospital das Forças Armadas onde se encontrava internado como noticiámos, o nosso antigo Comandante de Companhia na Escola Naval Capitão-de-mar-e-guerra Abel da Costa Campos de Oliveira. Nascido em 21 de Março de 1921, tinha sido promovido ao actual posto em 01 de Março de 1973 e reformado em 01 de Julho de 1990.
Deixa viúva a Srª D. Helena, a quem, conjuntamente com as sua filhas Fátima e Ana, apresentamos muito sentidas condolências.
Ainda não são de momento conhecidos detalhes das cerimónias fúnebres (para além da planeada ida do seu corpo para a Igreja de Santo Condestável em Campo de Ourique ás 17H00 de amanhã dia 10 e da sua cremação no Cemitério do Alto de S. João em data e hora a definir), que aqui divulgaremos logo que conhecidos.
Em tempo: Será celebrada Missa de Corpo Presente na Igreja de Santo Condestável 6ª Feira dia 11 ás 14H15, seguindo o funeral para o Cemitério do Alto de S. João, onde será cremado ás 16H00.

* Segundo comunicação do FSLourenço

Em aditamento publicamos com a devida vénia uma mensagem do nosso camarada CMG Ref Cervaens Rodrigues que não nos foi dirigida mas de que tomámos conhecimento:

"Muito agradecia que publicasses no teu blogue a notícia do falecimento do Comandante Abel Campos de Oliveira, que foi Capitão dos Portos do Estado da Índia. Aí se encontrava em 1961 aquando da invasão pela União Indiana. Preferiu ficar no campo de prisioneiros de Pondá, junto da guarnição do Afonso de Albuquerque a quem deu o máximo de assistência possível após o encalhe do navio. Também no campo partilhou sempre com os seus companheiros de cativeiro os alimentos que lhe eram enviados pelos seus amigos goeses (naturalmente quando isso foi autorizado...Estiveram proibidas tais entregas em várias ocasiões.). Nesse dia 18 de Dezembro expôs-se por várias vezes aos navios indianos, durante e depois do combate do Afonso ao atravessar o estuário do Zuari.

Recordo ainda a sua passagem pela Escola Naval como Comandante do Corpo de Alunos onde a sua simpatia e bom senso lhe granjeou a estima geral.

Faleceu ontem à noite no HFAR onde estava internado há semanas, tendo estado lúcido até ao fim. ...
Obrigado ! Abraço

José Cervaens Rodrigues"

Sem comentários: