domingo, março 13, 2016

Utilidades: Perda de documentos

Seis passos para recuperares os documentos extraviados

1. Participa o desaparecimento
Participa, numa esquadra da GNR ou da PSP, o desaparecimento da carteira e do seu conteúdo, sejam documentos de identificação ou dinheiro. Telefona para o banco ou para a SIBS (808 201 251 ou 217 918 780) e pede o cancelamento dos cartões de débito e crédito. Ao realizares a chamada, tem presente o número do cartão extraviado, o NIB ou o número da conta à ordem referente ao cartão.

2. Pesquisa online
 Nos dias seguintes, acede ao portal do sistema integrado de informação sobre perdidos e achados da polícia em https://perdidoseachados.mai.gov.pt e faz uma busca para verificares se o bem perdido entrou no sistema.

3. Cancela os documentos perdidos
Se ao fim de uma semana, não conseguires reaver os documentos, cancela-os, por exemplo, numa loja do cidadão. No caso do cartão de cidadão, tens um prazo máximo de 10 dias para o fazeres; caso contrário, sujeitas-te a uma coima de 100 a 500 euros. Se perdeste, por exemplo, o livrete ou licença de porte de arma, comunica o desaparecimento à autoridade emissora ou reguladora.

4. Acede ao portal do cliente bancário
Utiliza ainda o serviço online disponibilizado pelo Banco de Portugal para comunicar a perda dos teus documentos de identificação, como o cartão de cidadão, de contribuinte, o passaporte ou título de residência e os cartões bancários. Para isso, acede ao Portal do Cliente Bancário (http://clientebancario.bportugal.pt), selecciona a opção "serviços ao público" e, dentro desta, "documentos de identificação pessoal" e segue as instruções.

5. Substitui os documentos
Substitui os documentos perdidos. Tens um prazo de seis meses para o fazer. O BI militar tens que o tratar na DSP nas Instalações Navais de Alcântara.

6. Dirige-te ao balcão "Perdi a Carteira"
Se resides na área da grande Lisboa, dirije-te ao Balcão "Perdi a Carteira", nas Lojas do Cidadão de Odivelas e das Laranjeiras.
Funciona por agendamento prévio (portaldocidadao@ama.pt ou pelo 707 241 107) e permite-te fazer ou substituir, num único local, o cartão de cidadão ou BI, a carta de condução, o documento único automóvel, o cartão de pensionista e o cartão do Automóvel Club de Portugal.

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