domingo, janeiro 31, 2016

Aniversários do CR em FEV2016

No mês de Fevereiro de 2016 fazem anos os seguintes CR, a quem enviamos os nossos parabéns:

04FEV (1944) CARLOS EDUARDO VIGOÇO SALDANHA CARREIRA

13FEV (1945) FRANCISCO JOSÉ MORGADO CASTRO E SILVA

22FEV (1946) AUGUSTO MANUEL DA SILVA E PINHO

Recordaremos também neste mês de Fevereiro os camaradas que já nos deixaram:
HENRIQUE EUGÉNIO CLAUDINO MORGADO, em 05FEV (1944), LUÍS GONÇALVES MARQUES BILREIRO, em 07FEV (1945), o LUÍS ALBERTO CRISTIANO DE OLIVEIRA em 28FEV (1944) e o MANUEL AMÂNDIO FRANCISCO PINA em 29FEV (1944), datas dos respectivos nascimentos.

sexta-feira, janeiro 29, 2016

CR's em actividade: 79º aniversário da Revista de Marinha


A Revista de Marinha é uma publicação periódica, bimestral, independente, fundada em 31 de Janeiro de 1937, com mais de 78 anos de publicação ininterrupta, que aborda as várias facetas dos assuntos do mar.
O titulo “Revista de Marinha” é propriedade da firma ENN – Editora Náutica Nacional, Lda, sociedade por quotas, pertencente em partes iguais ao editor e director da revista, o nosso camarada CR HAFonseca e a sua mulher Fátima. Para além da edição da revista,  e de um site de apoio http://www.revistademarinha.com/ , a ENN edita livros na temática do mar, normalmente um ou dois por ano. Editou já “Um século de guerra no mar”, “Os submarinos na Marinha Portuguesa”, “È o seu navio!”,  “Meteorologia”,  “A Laranja Maculada” (2ª edição), e “Pirataria Marítima Contemporânea” - a maioria dos quais da autoria de camaradas de Marinha - e ao que sabemos, tem em curso, a curto e médio prazo,  alguns novos projectos editoriais.
Nem a revista, nem a ENN, Lda, recebem subsidios, quer do Estado, quer de privados.
A presente política editorial da revista está definida e é reproduzida regularmente, na página 3 da Revista, por baixo do Prefácio. Tem muitos traços da orientação editorial provinda do seu fundador, o jornalista Mauricio de Oliveira, no seu primeiro número, em Janeiro de 1937. O director da Revista de Marinha e nosso camarada é apoiado por um Conselho Editorial que integra cerca de vinte personalidades ligadas de um ou outro modo ao mar e às actividades marítimas, alguns, como o seu presidente, oficiais da Armada.
Os nossos parabéns e que continues por muitos anos com o mesmo empenho e qualidade.

quinta-feira, janeiro 07, 2016

Projecto de alteração da 2ª Circular de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa colocou em consulta pública até 15JAN2016 um projecto de grandes obras para a 2ª Circular (já contestado pelo ACP). Porque a grande maioria do nosso Curso a utiliza frequentemente, poderá haver interesse em consultá-lo (ou até opinar) aqui.