quarta-feira, novembro 30, 2016

Aniversários do CR em Dezembro de 2016

Neste mês de Dezembro  de 2016 completam mais um ano os seguintes camaradas:

Paulo Reynaud da Silva 02DEZ (1943)
Gonçalo Cordes Valente 03DEZ (1943)
Alexandre Noronha e Menezes 04DEZ (1943)
Fernando Santos Lourenço 07DEZ (1944)
Amadeu Cardoso Anaia 19DEZ (1943)
Manuel Rebelo Marques 19DEZ (1944)
Henrique Alexandre da Fonseca 25DEZ (1946)

A TODOS MUITOS PARABÉNS

Recordamos também em 02 de Dezembro o Luís Manuel Rocha da Silva cujo nascimento ocorreu nessa data em 1944.

quarta-feira, novembro 23, 2016

CR's em actividade: Em publicação da Academia de Marinha

Recentemente publicado pela Academia de Marinha o "In Memorian" relativo ao VALM António Ferraz Sacchetti (n.1930-  f.2009), no qual colaboraram com depoimentos dois camaradas CR:
Págs. 47 a 50 - VALM Rebelo Duarte
Págs. 51 a 54 - VALM Lopo Cajarabille

terça-feira, novembro 15, 2016

Desporto. Recordando (1)

Fez este ano 50 anos que a equipa de Andebol de 7 da Escola Naval se sagrou Campeã Regional de Lisboa e Campeã Nacional Universitária.
A Escola Naval aproveitou a entrada, desde o ano de 1962, de vários jovens jogadores de Andebol, que faziam parte das equipas de Lisboa - Sporting, Benfica, Belenenses, etc... - para formar uma forte equipa de Andebol de 7, que a partir da época de 1965/66, dominou durante alguns anos o Andebol Universitário.
Conforme refere o Boletim do Centro Desportivo Universitário de Lisboa de Maio de 1966,.." no Campeonato Regional Universitário de Lisboa de Handebol de 7 participaram 7 equipas, num total de 140 atletas, tendo-se registado no final um empate no 12 lugar, tendo-se realizado uma disputada finalísssima, cujo resultado foi E. Naval 16 - Técnico 13"..., classificando-se a seguir Medicina, INEF, Academia Militar, Económicas e Ciências.
Também, o Boletim Informativo do Serviço de Educação Física da Escola Naval de Janeiro de 1967 refere este feito, além de informar as classificações das equipas que participaram noutras modalidades, conforme abaixo se apresenta:
Campeonatos Regionais Universitários
Recordemos as c1assificações obtidas pelas equipas da Escola nos C.R.U. de 1965/66:
1.   Andebol -----------  1º   classificado
2,   Basquetebol -------  5º  
3.   Futebol de 11 -----  6º  
4.   Futebol do 5 ------  5º   (equipa B)
S.         -“-     -----  6º   (equipa A)
G.   Tenis de mesa -----  7º  
7,   Voleibol ----------  3º  
8.   Natação   ---------- 1º  
9.   Remo --------------  2º  

Aproveitamos para apresentar a fotografia da equipa campeã, deixando a nossa sentida homenagem aos que já nos deixaram - Ten. Silveira e Cunha, Sanches de Oliveira e Godinho.


Colaboração do ACAnaia

segunda-feira, novembro 14, 2016

CR's em actividade: No CMN em 23Novembro2016

O CR ACRDuarte envolvido na apresentação de um novo livro do camarada do Curso LC, Moreira Freire, em 23NOV2016 no CMN ÀS 17h30:

domingo, novembro 13, 2016

Encontros mensais do CR: 10NOV2016 (1)

Como anunciado, teve lugar na Quinta-Feira dia 10 de Novembro de 2016 o almoço do CR de Novembro, na Charneca da Caparica, cujo nome não divulgamos porque não nos pagaram os correspondentes emolumentos publicitários. Prato principal cozido à portuguesa (excepto para o Monsanto de Campos), à descrição e sem ter em conta a idade dos comensais. Organização do ASPinho e colaboração do AFidalgo muito bem acolhida pelos presentes. Várias ausências devidamente justificadas, tendo sido dispensado o papel selado.
Presentes: ACAnaia, ACostaeSilva, AFidalgo, ASPinho, EFCarvalho, FCaldeiraSantos, HCRoque, AJMonsantoC, JARLeite, JSHenriques, MarquesSá, PReynaudS, PSLencastre

Foto do ACAnaia, que se agradece.

terça-feira, novembro 08, 2016

CR's em actividade: Em 16NOV2016 na Sociedade de Geografia

O Dia Nacional do Mar, dia 16 de Novembro, data de entrada em vigor em 1994 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar; tem recebido a designação de Dia Nacional do Mar para distinguir o seu carácter luso de outros eventos similares, tais como, o Dia Europeu do Mar, o Dia dos Oceanos e o Dia Mundial do Mar.

Programa de 16 de Novembro de 2016
15h00/17h00, no auditório Adriano Moreira, seminário “A Importância Geopolítica do Mar no Século XXI”:_Comunicação “Uma introdução sobre a importância geopolítica do mar, tal como foi avaliada em 1973 pelo CFG Fernando Fonseca”, CMG Luís Sardinha Monteiro.
_A “Projecção da Geopolítica do Mar no Século XXI”:
─ Ambiente marinho, Prof. cat. Henrique Cabral e Prof. doutor Emanuel Gonçalves;
─ Direito do mar, Prof. doutor Fernando Loureiro Bastos;
─ Mobilidade marítima, individualidade a indicar;
─ Fonte de recursos vivos, genéticos do fundo do mar, combustíveis fósseis, minérios e jazidas no fundo do mar, hidratos de metano e energias renováveis, individualidades a indicar;
─ O futuro incerto das regiões costeiras, Prof. cat. Filipe Duarte Santos;
─ Património marítimo, individualidade a indicar;
─ Ciência, tecnologia e inovação, individualidade a indicar;
─ Quadro geopolítico e valor estratégico, VAlm Victor Cajarabille e Prof. Doutor Pedro Borges Graça.
_Debate e fecho.
17h30, no auditório Adriano Moreira, sessão de encerramento com evocação do Dia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(UNESCO):
_Abertura e “O significado da celebração da jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar”, CAlm José Bastos Saldanha.
_Conferência “O Vice-almirante Fernando Simões Coelho da Fonseca”, VAlm António Rebelo Duarte.
_Conferência “A Geopolítica e o Mar”, Professor Adriano Moreira.
_Fecho com evocação do Dia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Prof. Cat. Luís Aires-Barros, Presidente da SGL.

sexta-feira, novembro 04, 2016

Encontros mensais do CR: 10NOV2016 (0)

O Encontro Mensal  do CR de Novembro de 2016 vai ter lugar na 5ª Feira dia 10 de Novembro, sendo seu organizador o ASPinho. Só que o co-organizador e controlador das presenças será o AFidalgo, a quem os interessados se devem dirigir até às 11H00 da próxima 3ª Feira.

Vai ter lugar no Restaurante Nogueira, às 13H00, com Cozido à Portuguesa (5*), sobremesas, vinho e café (15 €).
Para ir para este Restaurante: Via rápida para a Costa de Caparica. Aqui chegados seguir Sul direcção Fonte da Telha. Em frente da Praia da Mata virar esquerda e seguir para Charneca (+- 2 Km); virar direita na 1ª rua que aparecer. O Restaurante é logo à direita. 
Em alternativa o ASPinho estará na Bomba da BP da via rápida a partir de hoje, corrijo, entre as 12H30 e 12H45 do dia do almoço.

quinta-feira, novembro 03, 2016

50 Anos das Corvetas das classes "João Coutinho" e "Baptista de Andrade"

Na tarde de 03 de Novembro de 2016, teve lugar na Escola Naval uma Sessão Solene dedicada às Corvetas das Classes "João Coutinho" e "Baptista de Andrade". Cerimónia realizada no Auditório com início às 15H30 com abertura da sessão pelo ALM CEMA e AMN Luís Macieira Fragoso a que se seguiram as seguintes três intervenções:
Projecto e Construção pelo CALM ECN REF Balcão Reis;
Missões Classe João Coutinho pelo CMG REF Ribeiro Zilhão;
Missões Classe Baptista de Andrade pelo CMG REF Geraldes Freire.

Ao longo da sessão foram sendo projectadas, por navio (Corvetas destas duas classes), as listagens dos respectivos Comandantes ao longo da respectiva vida útil (recolhidas pelo CMG REF Beça Gil), que no caso de alguns navios ainda não acabou.
E dessas listas podemos recordar*:
Nenhum CR comandou as Corvetas F 487 "João Roby", F477 "Pereira d'Eça",  F 475 "João Coutinho" e F 471 "António Enes".
O que não foi o caso das:
F476 "Jacinto Candido": CR Marques Bilreiro, OCCR Marques de Sá, CR Paes de Villas-Boas e CR Rebelo Duarte
F484 "Augusto Castilho": CR Paes de Villas-Boas
F 485 "Honório Barreto": OCCR Sousa Henriques, OCCR Rodrigues Leite e CR Santos Lourenço
F 486 "Baptista de Andrade": CRHC Sargento Correia
F488 "Afonso Cerqueira": CR Alexandre da Fonseca
F489 "Oliveira e Carmo": CR Santos Jorge e CRHC Monteiro Santos

Nota*-. Em caso de erro ou omissão agradecemos que nos digam para podermos corrigir.

quarta-feira, novembro 02, 2016

Almoço 20OUT2016 dos "Sacadores"

SACADORES = Oficiais da 1ª guarnição da “Sacadura Cabral”, 1969
 “Desde o início dos anos 70/séc.XX que os oficiais da 1ª guarnição da “Sacadura Cabral”, recebida em França no mês de Julho de 1969, se foram reunindo com regularidade, ocorrendo os jantares/almoços, na sua esmagadora maioria, a bordo do Navio (mesmo quando em fabricos, conseguimos lá jantar, com os comes a virem da Messe de Sargentos da BNL, os bebes, da Messe de Oficiais e a refeição a ser servida por 2 dos TFD originais…).
Agora, já não há Navio, fizeram-no mudar de bandeira; também aí os SACADORES deram sinal de vida, tendo, na semana anterior à partida, almoçado pela última vez, a bordo, com a respectiva última guarnição. 
Mas os SACADORES não desarmaram e, como quem não tem cão caça com gato, à falta da FF “Sacadura Cabral”, ela mesma, recorreram a restaurante sito na AV. Sacadura Cabral, “O NOBRE”.
Pode-se considerar este almoço, de 20OUTp.p., especial, porque, para além dos indefectíveis, puderam estar presentes 2 emigrantes (um, de França, o outro, dos Estados Unidos). Assim, a quase totalidade dos SACADORES (com tripla representação de CR’s*, cobrindo as 3 classes então existentes na EN), esteve presente (excepto os 2 primeiros artilheiros), tendo-se aproveitado a oportunidade para homenagear a memória dos já falecidos: o Comandante, CFR Carlos Benvindo da Fonseca, o Médico, 1TEN Justino Ramos, o indigitado A/S, 2TEN Henrique Monteiro Marques e o Navegador, GM Pedro Coral Costa. 
Nota*: HCRoque, FSLourenço, PReynaudS.
Fica, então, a constituição da equipa:

Em cima, da esquerda para a direita: Galaio, Ferreira da Silva (emigrante EUA), Ferreira Martins, Silvestre, CR/EMQ, Figueiredo de Carvalho, CR/M e Vaz Ferreira;
Em baixo, idem: CALM Ribeiro Ramos (Imediato), Rodrigues de Almeida (emigrante FR), CR/AN e Silva Matos.

Post do FSLourenço

terça-feira, novembro 01, 2016

Adivinha naval (NOV2016)

Em que terra se localiza esta placa toponímica dedicada ao patrono do nosso CR?

Colaboração dum elemento do CR, o autor da selfie, FSLourenço. 

Nota da R.: Foi reduzida a qualidade da foto para poder entrar no blogue porque excedemos a capacidade atribuída sem custos