domingo, fevereiro 05, 2017

Cerimónia comemorativa dos 50 anos da saída da EN (5)

Em 13 de Janeiro de 2017, fez parte do Programa da visita do CR à Escola Naval (EN) uma Missa a que assistiram os elementos do nosso Curso e Oficiais do Comando da EN. Foi celebrante o capelão da Escola, Padre Licínio Silva.
A pedido de um camarada  e para que eventualmente possa servir de cábula para cerimónias religiosas idênticas, aqui se reproduz a Oração dos Fiéis elaborada por um elemento do CR para o efeito, que com sua autorização aqui reproduzimos com notas complementares explicativas:
Oração dos fiéis:
1.  Por toda a Igreja, pelo Santo Padre Francisco, pelo Bispo D. Manuel Linda* e todos os Bispos das Dioceses a que pertencemos, pelos sacerdotes e em especial pelo Manuel Tiago Fonseca*, religiosos, diáconos e leigos, que com fé e amor seguem Jesus.
Oremos ao Senhor.
2. Pela Paz deste mundo em tensão e sofrimento, para que os povos saibam compreender e aceitar as suas diferenças e para que procurem dar as mãos na construção duma sociedade mais humanizada e melhor, à Luz do Evangelho.
Oremos ao Senhor.
3. Pelo nosso celebrante Licínio*  e pelo povo que nesta Escola Naval lhe foi confiado, bem como por todos os que nesta Escola nos acolheram.
Oremos ao Senhor  
4. Por todos os elementos que fazem ou fizeram parte do Curso Miguel Corte Real e hoje recordamos*, especialmente os que entretanto faleceram e pelas suas famílias e os que sofrem pela partida de entes queridos*.
Oremos ao Senhor
5. Pelas Famílias dos militares que connosco serviram e com quem realizámos comissões, que se encontram mais carenciadas e em sofrimento.
Oremos ao Senhor
6. Pelos nossos filhos, netos, pais e restantes familiares, em especial pelos mais dependentes de saúde ou de afecto, para que saibamos dispor da nossa energia e do nosso tempo em seu benefício, com o equilíbrio que o Senhor pretende de nós.
Oremos ao Senhor.
7. Pelos nossos familiares e amigos, pelos nossos antigos capelães, professores, instrutores e chefes militares que já partiram para o Pai, muitos dos quais constituíram exemplo para as nossas vidas.
Oremos ao Senhor

* Notas exclusivas do blogue:
1. D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas e como tal obrigatoriamente incluído por a capela se encontrar na área da sua jurisdição apostólica.
2. Padre Manuel Tiago filho da Fátima e do nosso camarada CR HAFonseca
3. Padre Licínio Silva, capelão da Escola Naval
4. Conforme lista de todos os falecidos do CR lida pelo celebrante.
5. Em especial pelo CR Santos Jorge cujo neto de 10 anos, filho da sua filha, morreu de forma súbita recentemente.

Sem comentários: