sexta-feira, março 31, 2017

Aniversários de elementos do CR: Abril de 2017

Neste mês de Abril de 2017 completam mais um ano:

MANUEL AGOSTINHO DE CASTRO FREIRE DE MENEZES 07ABR (1945)

ALFREDO VIRGÍLIO VITORINO DIAS 12ABR (1944)

JOAQUIM FRANCISCO DE A. PAES DE VILLAS-BOAS 18ABR (1946)

JOSÉ CARLOS ALVES D’ALMEIDA 26ABR (1945)

VICTOR MANUEL JORGE AMARAL 27ABR (1945)

A todos os aniversariantes (com uma óbvia excepção), um abraço de parabéns!

O CR na Revista da Armada de ABR2017

Revista da Armada Abril de 2017, página 27
CURSO MIGUEL CORTE REAL – VISITA À EN
No passado dia 13 de Janeiro, o Curso “Miguel Corte Real”, que saiu da Escola Naval em Janeiro de 1967, promoveu uma jornada de comemoração do cinquentenário desse momento decisivo da vida e carreira naval de todos os que integraram aquele Curso, pois que marcou a transição entre a fase académica, como cadetes, e o início dos desempenhos de uma profissão que certamente honrou a Marinha e, sem dúvida, orgulhou os seus protagonistas. Do programa constou a receção, pelo Comandante da Escola Naval, na sala AORN e missa por alma dos elementos já falecidos, tendo o Curso tido a oportunidade de assistir à formatura e desfile do Corpo de Alunos, antes de, à saída, efetuar despedida idêntica à ocorrida há 50 anos, revivendo assim, no mesmo local, uma tradição daqueles diferentes tempos. O programa terminou com almoço num restaurante do Monte da Caparica, tendo os convivas sido honrados com as presenças do Comandante e do 2º Comandante da Escola Naval.


Nota da R.: A acompanhar o texto* foram publicadas duas fotos, uma da ocasião e outra de 1967.
* Contrariamente ao presente blogue em que não seguimos o Novo Acordo Ortográfico, o texto publicado não alterou o publicado pela Revista da Armada.

sábado, março 25, 2017

Utilidades: Mudança da hora esta noite 25/26MAR2017


A mudança da hora de Inverno para a hora de Verão é já nesta madrugada de Sábado dia 25 para Domingo dia 26 de Março de 2017.
Terão de adiantar o relógio 60 minutos, os que vivam em Portugal Continental ou na Região Autónoma da Madeira, quando os ponteiros marcarem 1:00. Passarão a ser, então, 2:00.
Já nos Açores, a mudança é feita à meia-noite, com os relógios a passarem para a uma da madrugada.

terça-feira, março 21, 2017

Movimento hospitalar: Alta em 21MAR2017

Teve nesta manhã de 3ª Feira dia 21 alta do Hospital, no Porto como há dias noticiámos, o nosso camarada ANMenezes, de cuja evolução fomos dando notícia no "post" em que demos conta da sua baixa para cirurgia. Como é natural ainda não se sente em perfeitas condições, precisando obviamente de mais tempo.

segunda-feira, março 20, 2017

sexta-feira, março 17, 2017

Encontro mensal do CR: 15MAR2017 (1)

Cumprindo-se rigorosamente o planeamento embarcaram no comboio das 09h53 no cais nº5* da Estação do Oriente**, três elementos do CR com os respectivos conjuges, com destino ao Entroncamento, para dali seguirem noutro comboio com paragem perto do meio-dia no apeadeiro da Barragem de Belver. Este segundo percurso é o que vale a pena pela vista lindíssima pelo vale do Rio Tejo, nele se incluindo o Castelo de Almourol e Abrantes. 
Sobre o repasto pouco há a dizer, com nota que nem deu para ir à oral, na avaliação incluída a apreciação do casal que comeu lampreia, animal vindo expressamente de França como testemunhou um elemento contactado no apeadeiro, que a viu chegar e desemarcar de camioneta acompanhada de muitas outras, todas vivas. Isto porque por aquela zona do rio  já não aparecem ciclóstomos, porque os açudes e outras modernizações as impedem a sua progressão para montante.

Vinho tinto alentejano razoável, pão com queijinhos e enchidos aceitáveis e sobremesas caseiras sofríveis, mas um ruído de fundo alguns decibéis acima do permitido produzido por cerca de 50 comensais que se fizeram deslocar da zona de Sintra, felizmente para nós, não de comboio, mas de camioneta.

De toda esta actividade bem planeada e organizada pelo JSH, haverá a registar para memória futura que o estado de saúde do Curso é insuficiente/preocupante, porquanto cerca de duas dezenas de elementos recusaram participar por terem consultas médicas (eles ou as respectivas) e uma dezena nada disse, pelo que para estes e se nada disserem entretanto, se tratou já duma actividade específica no local que a foto seguinte mostra.

Notas
* Aqui se deu o primeiro exercício físico dos participantes, que nesta Estação moderna sem qualquer indicação informativa para os passageiros, tiveram que efectuar uma corrida no cais, desde o local onde aguardavam o comboio até à outra extremidade do mesmo cais onde pararam as cinco carruagens desta composição.
**: Obra muito interessante do Arqto Calatrava, que nunca deve ter visitado o local em dias mais frios, especialmente de vento e de chuva.

sexta-feira, março 03, 2017

Elementos do CR em actividade: Em 02MAR2017 em S. Julião da Barra

Na 5ª Feira dia 02 de Março de 2017, teve lugar,  em organização conjunta Academia de Marinha (AM) e SHIP, uma sessão para Comemoração do "623º Aniversário do Infante D. Henrique e a Epopeia dos Descobrimentos". A sessão foi iniciada na AM, prosseguindo com uma visita guiada à Capela de S. Roque (a que muitos assistiram à Missa que ali se celebra às 12H00 das 5ªas Feiras), prosseguindo após o almoço com uma visita, também guiada, ao Forte de S. Julião da Barra, durante a qual foi cantado o Hino Nacional e colocada uma coroa de flores, que a foto documenta, junto ao monumento/busto do Infante.
Participaram neste evento 3 elementos do nosso Curso (HAFonseca, JLRPortero e JPVB), o primeiro dos quais participante na deposição da coroa de flores que a foto documenta.

Nota: Foto de telemóvel de JPVB

quinta-feira, março 02, 2017

Elementos do CR em actividade: No CMN em 10MAR2017

No dia 10 de Março de 2017 às 21H30 realiza-se a Assembleia Geral Anual de 2017 do CMN, na qual está incluída uma homenagem aos Colaboradores das Crónicas dos Anais, os sócios VALM Reis Rodrigues e o nosso camarada CR CALM Eurico Ferreira de Carvalho. Como é sabido, este elemento do nosso Curso, escreve ali há muitos anos como F.C. "Os ANNAES há 100 anos". 

Elementos do CR em actividade: ANAIS DO CMN, JUL/DEZ 2016

 Anais do Clube Militar Naval, 
Vol. CXLVI, Julho-Dezembro 2016,

p. 481-671 
"AS FRAGATAS da CLASSE VASCO DA GAMA - OS NAVIOS QUE MUDARAM A MARINHA" 

COORDENADORES DO ARTIGO 
Orlando Temes de Oliveira, Capitão-de-mar-e-guerra (OC)1
Jaime Montalvão e Silva, Contra-almirante (OC)2
Henrique Alexandre da Fonseca, Vice-almirante (CR)3

1- Comte da "Vasco da Gama"
2- Comte da "Álvares Cabral"
3- Comte da "Corte Real"

p. 687-692 "OS ANNAES HÁ 100 ANOS" por F.C.*
Eurico Ferreira de Carvalho. Contra-almirante (CR)