quarta-feira, janeiro 10, 2018

Culinária naval: Bacalhau à Braz

Sempre defendi que o "Bacalhau à Braz" confeccionado na nossa Marinha de Guerra era o melhor que se fazia em Portugal. Digo era porque nem sempre é assim actualmente. Tanto era "in illo tempore" que era considerado o prato mais tradicional da Armada.
Ainda me recordo, fruto desta avaliação da altura, que numa semana de visitas de Adidos de Defesa a várias Unidades (ainda existia o G1EA), quando chegaram ao quarto dia de visitas  (e por falta de coordenação), um dos Adidos dizia no início do almoço: " o vosso bacalhau à Braz é óptimo mas esta semana é a quarta vez que o vamos comer".
Actualmente e como Reformado (com acesso limitado a Unidades da Marinha salvo a Messe de Cascais e ao CMN), não comungo da opinião que expressei no início. Num e noutro lado que indiquei, o prato aparece muito húmido, quase empapado, por vezes com bocados demasiado grandes de bacalhau, as batatas meio desfeitas. E não é certamente isto que se ensina na excelente Escola de formação do pessoal da taifa no Alfeite, nem se ensinava na Escola AB* de Vila Franca.
Pugno assim que se reveja este assunto, eventualmente através dum refrescamento efectuado por tantos excelentes cozinheiros que provaram que o sabiam fazer.
E, já agora, uma foto dum que comi na semana passada, adquirido a peso num Centro Comercial perto de minha casa, que, por todos os que já o comeram, foi classificado de excelente.
Nota*: Escola de Abastecimento

Foto de JPVB de um excelente bacalhau à Braz, passe apublicidade" adquirido recentemente numa loja de comida para fora que também pode ser encomendado.

4 comentários:

Fernando Santos Lourenço disse...

Não percebo a tua decepção.
Então se (quase) tudo mudou na Marinha (nas Forças Armadas) desde o excelente Bacalhau à Braz do antigamente, porque é que o citado deveria manter a qualidade, orgulhosamente só?
Há uma esperança: como agora se verifica (na minha visão) uma alentadora reversão no sentido de alguns valores importantes da nossa Briosa, talvez, na onda, o Braz volte a assumir em pleno a paternidade desta iguaria naval.
(E cuidado em "aproximar" o CMN das unidades da Marinha...isso é o que parece que alguns estão a pretender conseguir.)

Cardoso Anaia disse...

E onde se come essa maravilha?

JPVillas-Boas disse...

Não se come no local mas leva-se para casa. Envio-te por SMS o contacto.

JPVillas-Boas disse...

Apesar de te ter enviado os contactos por SMS, não quero deixar os restantes camaradas, os poucos que nos leem, sem esta informação preciosa. Na Churrascaria da Portela compra-se a peso, a melhor batata palha da capital, fininha como mandam as regras. O arroz de pato, por encomenda é também excelente e o Bacalhau à Braz como referi tem uma qualidade que já nem se encontra em muitas Unidades da Marinha, bem como no CMN e Messe de Cascais. Tel. 219435192