quarta-feira, fevereiro 07, 2018

O Balão do Arsenal

Quem passear em Lisboa pela Ribeira das Naus na zona do "Ministério", entre o Terreiro do Paço e o Cais do Sodré, pode observar a queda de um balão, que desliza por um poste gigantesco ali colocado. Passando por lá pouco antes das 13 horas pode ver-se o balão a cair na hora exacta.



O primeiro balão do arsenal esteve nesse local, ou em local muito próximo, conforme o atesta um quadro recentemente descoberto de João Pedroso, pintado cerca de 1860. Tinha sido aí colocado em 1858 e fora substituído por um segundo balão, mais preciso, em 1885. Em 1915, este segundo instrumento deu o seu derradeiro sinal e só agora, mais de 100 anos passados, outro aparelho lá está, a marcar a hora.

Notas:
1. Informação que nos chegou pelo ACRDuarte, citando-se alguma informação difundida pelo Observador, em que se releva o papel desempenhado ao longo da sua vida pelo camarada mais antigo Comte. Estácio dos Reis no estudo e divulgação dos instrumentos náuticos.
2. Posteriormente o nosso camarada OC Luis Silva Nunes enviou-nos esta informação mais completa e documentada sobre o assunto.

Sem comentários: