domingo, setembro 09, 2018

A Revista de Marinha: Apresentação 1 de 2

Para quem ainda não conhece bem ou mesmo desconhece o que é a Revista de Marinha, aqui fica a sua apresentação, que dada a sua extensão dividiremos em duas partes:
Revista  de  Marinha
Apresentação
      A Revista de Marinha é uma publicação periódica, bimestral, independente, fundada em 31 de Janeiro de 1937, com mais de 81 anos de publicação ininterrupta, que aborda as várias facetas dos assuntos do mar.
            O título “Revista de Marinha” é propriedade da firma ENN – Editora Náutica Nacional, Lda, sociedade por quotas, pertencente em partes iguais ao editor e diretor da revista, V/Alm (ref.) Alexandre da Fonseca e a sua mulher, Maria de Fátima. Para além da edição da revista, de um site de apoio e da presença no Facebook e outras redes sociais, a ENN, Lda através das “Edições Revista de Marinha” edita livros na temática do mar, normalmente um ou dois titulos por ano. Editámos já “Um século de guerra no mar”, “Os submarinos na Marinha Portuguesa” (esgotado), “É o seu navio!”, “Meteorologia”, “A Laranja Maculada” (2ª edição), “Pirataria Marítima Contemporânea” (versões em português e inglês), o livro comemorativo dos 25 anos das fragatas da classe VASCO DA GAMA, “Duas Naus, um Cruzador e ... duas Fragatas” e recentemente, em novembro de 2017, “Comandar no Mar”. Temos em curso a tradução de “Comandar no Mar” para língua inglesa e a reedição (4ª) da obra “Os submarinos na Marinha Portuguesa”. Em 2016, numa iniciativa conjunta com o portal “Náutica Global” que gere uma base de dados de cerca de 4.500 empresas e instituições relacionadas com o cluster do mar, a ENN, Lda criou o “Clube do Mar” e promoveu os “Encontros do Mar”, conferências relativas à economia do mar numa perspetiva local, de forma a dar mais corpo e visibilidade aos interesses do setor. Foram realizados “Encontros do mar” na Ericeira (dois), Nazaré, Figueira da Foz e Mourão (Alqueva). Presentemente os Encontros do Mar” são organizados pela Associação “Unidos pelo Mar – Economia Azul”, de que a Revista de Marinha é media partner.
            Nem a revista, nem a ENN, Lda, recebem subsídios, quer do Estado, quer de privados, sendo a independência algo de muito importante, que na nossa óptica muito importa preservar.
            A presente política editorial da revista está definida e é reproduzida regularmente na página 3, por baixo do Prefácio. Curiosamente,  tem muitos  traços da orientação editorial definida  pelo fundador, o jornalista Maurício de Oliveira, no seu primeiro número, em Janeiro de 1937.  O director da revista é apoiado por um Conselho Editorial, presidido pelo Alm. Nuno Vieira Matias, e que integra cerca de vinte  personalidades ligadas ao mar e às actividades marítimas. A constituição deste Conselho é reproduzida na pagina 3,  por baixo da Politica Editorial.
            O diretor da revista, como atrás referido, é o V/Alm. Alexandre da Fonseca, que é apoiado por dois Diretores-Adjuntos, o Cte. João Rodrigues Gonçalves e o Sr. Luís Miguel Correia e por numerosos colaboradores permanentes, alguns dos quais residentes em cidades ou vilas portuárias.

Sem comentários: