sábado, novembro 24, 2018

Desafios culturais (30)

A muita ignorância que reina no conhecimento da costa portuguesa leva-nos a insistir nesta rubrica e a escolher um ou outro local mais fácil de identificar, para animar o moral dos leitores deste blogue que por essas razões nem sequer têm tentado responder.
Aqui fica portanto uma foto para identificar a que o HAFonseca fica impedido de responder ou ajudar a responder.

2 comentários:

Costa Roque disse...

Este é realmente mais fácil de identificar... Em primeiro plano uma vegetação que já teve melhores dias, a evidenciar uma época do ano já com verão passado, esforçando-se por aparecer na foto, diga-se sem grande sucesso; uma iluminação que sugere uma altura do sol reduzida, induzindo o observador uma hora inicial ou, ao contrário, uma hora final do dia, mas claramente pendendo para esta última; ausência de povoamento, a não ser uma tímida sombra branca em pano de fundo, suficientemente indefinida para tornar impossível qualquer identificação; mar chão,provavelmente aragens; rochedo (apenas em parte visível) a uns 300 ou 400 metros de uma costa alcantilada onde talvez se vislumbrem possibilidades de línguas de areia; pedras, pedregulhos e pedrinhas pachorrentamente à espera ninguém sabe ao certo de quê.
Tendo em conta a posição do fotógrafo, com o sol atrás e o mar à sua direita, dir-se-ia que a costa se desenvolve para NNW, talvez no Algarve, numa fotografia feita pelas 1700, já com hora de inverno em vigor, estimando-se com a velocidade 1/100 e abertura 8.
É tudo quanto consigo espremer.

JPVillas-Boas disse...

Um bom princípio. Ajudas: A praia visível à esquerda tem restaurante e podem passar embarcações entre o "ilhéu" à direita e terra.