terça-feira, junho 18, 2019

Condecoração de elemento do CR: ACAnaia (2)

Em 1971 um despacho do CEMA determinou, por falta de oficiais de Marinha para comandar os futuros destacamentos, que os oficiais AN e EMQ fossem, também fazer o curso de Fuzileiros Especiais (FZE).
No curso de Verão de 1971 entraram do CR o Anaia (AN) e o Matias Cortes (EMQ) e do OC o Bandeira Ennes (MAR) , que foram aprovados para comandantes de destacamento.
Em meados de Janeiro de 1972, o Anaia foi nomeado para render o Rebordão de Brito no comando do DFE 22, o segundo destacamento de fuzileiros africanos.
Em princípios de Março assumiu o comando e andou sempre nas zonas mais complicadas, em operações a sós, ou com os comandos africanos, ou ainda com o grupo de operações especiais comandado pelo Marcelino da Mata.
E fez todas as operações, pois os outros três oficiais eram jovens da Reserva Naval, bons militares, mas sem conhecimentos nem rodagem para tal responsabilidade.
Por todo o trabalho desenvolvido pelo destacamento em 18 de Novembro de 1972 o Anaia foi louvado pelo Comandante da Defesa Marítima da Guiné, Almirante Moura da Fonseca.
E porquê só agora a entrega da condecoração?
Como foi ferido, quando vinha no avião para Bissau, depois da entrega do comando em Cacine no dia 31 de Outubro de 1973, vindo passados 19 dias de maca para o hospital de Marinha, onde permaneceu largos meses, seguindo-se o 25 de Abril, o 11 de Março, o 28 de Setembro, as ausências no estrangeiro, etc...e do modo como foi tratado pela onda "vermelha", que passou pela Marinha naqueles anos, fez por esquecer muita coisa incluindo este louvor, dado por defender a Pátria, conforme juramento que fez.
Só em 2013 quando da recolha de elementos para o livro de curso “Miguel Corte Real” o Anaia encontrou estes documentos e conversando com "gente" do curso, não se lembra quem, decidiu  pedir a condecoração, o que fez em 2015 e teve agora o seu epílogo.
(Texto elaborado com base no testemunho que o ACAnaia fez o favor de nos enviar)

Sem comentários: