terça-feira, fevereiro 19, 2008

GUINÉ 1968/1970 - RECORDAÇÕES

BEDANDA(?) ... QUASE DE CERTEZA....
DESEMBARQUE EM GADAMAEL OU EM GANDEMBEL...
ALGURES NO RIO MANSOA EM DEZEMBRO DE 1967....
O MACACO MORREU DE CIRROSE POIS BEBIA CERVEJA AO PEQUENO ALMOÇO...O GALO FUGIU...
QUANDO EU ERA GUERREIRO

2 comentários:

JPVillas-Boas disse...

São boas achegas, mas se a tua memória ainda estiver "operacional" podias legendar uma ou outra fotografia.

Leite disse...

Já que o autor nem se deu ao trabalho de legendar as fotos e como estive na Guiné na mesma altura e a memória ainda vai funcionando vou tentar fazê-lo:
A primeira e a terceira fotos mostram a consequência de um fenómeno natural muito frequente na Guiné que dá pelo nome de MACARÉU.. Para «tulhas» e «oleosos» (até porque não me passa pela cabeça que os Comandantes nunca tenham ouvido falar!!!!) é um fenómeno provocado por marés de grande amplitude com enchentes e vazantes extremamente rápidas o que,com alguma frequência e com «guerreiros» mais distraídos, como parece ter sido o caso do camarada AA, deixava lanchas e botes completamente em seco com as guarnições a passear a pé enchuto e a apanhar caranguejos no leito do rio...Na enchente chega a formar-se uma onda que corre ao longo do leito seco do rio...Na Europa pode observar-se este fenómeno na costa da Normandia - Monte de S. Michel....(Fonseca está certo ?????)
Almeidinha, com os Chefes que eu tive na Guiné, deixar uma L.D.M. nesta situação, dava direito a pelo menos um mês sem pôr os pés em Bissau.!!!!!!!!!
A segunda foto ilustra o desembarque de uma peça de 120 mm num quartel do Exército ...
Quanto à quarta ignoro o que terá acontecido ao macaco agora a galinha, apesar de ser branca, podem ter a certeza que passou a cabidela.....