domingo, julho 06, 2008

Casos da Marinha em 18 de Dezembro de 1961 (1)

Meramente por acaso tive conhecimento deste livro por um dos seus autores. Já o comprei e li. Passa-se em época em que ainda nenhum de nós do CR tinha entrado na Escola Naval!


Relata-nos alguns acontecimentos ocorridos por ocasião da invasão da então Índia Portuguesa, em 18 de Dezembro de 1961, pela União Indiana, referindo-nos os diferentes percursos de três oficiais, dois comandantes das lanchas NRP "Antares" e NRP "Sírius" e um oficial AN da guarnição do NRP "Afonso de Albuquerque".


Testemunhos directos dos dois comandantes da "Sirius" (Manuel José Marques da Silva) e "Antares" (Fausto Morais de Brito e Abreu) e indirecto, através das cartas escritas à sua mulher, dum oficial do "Afonso de Albuquerque" já falecido (Victor Marques Pedroso, pai da Maria Flor Pedroso).
Igualmente a reter, em jeito de posfácio, o artigo do CALM Joel Pascoal sobre o não apuramento da verdade e responsabilidades (comando naval?) e em especial a dura forma como o camarada Marques da Silva foi desde aí tratado.

Sem comentários: