domingo, novembro 30, 2008

Recordando: Pensão Central em Bissau

Na viagem do CR no 3º ano da Escola Naval, nas Fragatas NRP "Corte Real" e "Diogo Cão", passámos uns 5 dias em Bissau. Não atracámos, ficando fundeados em frente da cidade.
Navios sem ar condicionado, recordo que depois do duche não nos secávamos, o que era desnecessário pois passados uns minutos já estávamos completamente secos e com vontade de tomar banho outra vez.
Deve haver por aí fotografias perdidas dessa altura, eventualmente da recepção (ronco) em terra a um dos comandantes que ali tinha exercido funções governativas.
Dado o pouco tempo que ali permanecemos, não me recordo assim da Pensão Central nem da D. Berta, pessoa que certamente os CR que ali fizeram comissões, quer embarcados quer nos fuzileiros, decerto conhecerão.
Isto para informar que arrancou um Site /Sítio sobre aquela curiosa e filantropa senhora, em
http://pensaodbertabissau.wordpress.com/


sábado, novembro 29, 2008

Reservas Naturais na Madeira

Na nossa primeira viagem de instrução do CR na "Sagres", o primeiro porto em que tocámos foi o Funchal. Nas Ilhas Desertas, para quem não sabe em frente e bem visíveis da Ilha da Madeira, já nessa altura havia lobos-marinhos, colónia que mais tarde esteve quase a desaparecer se não tivesse entretanto sido protegida. E muitos de nós, mais tarde, de passagem ou em pequenas comissões na Madeira, tivemos ocasião de contactar com esta realidade única no território nacional.

Do SSimões: Para quem ainda não teve conhecimento desta história aqui ficam algumas imagens que me enviou o meu amigo Luís Dias.

E este mesmo individuo já andou dentro da marina do Funchal ao pé do Ventura do Mar.

O "Soneca "veio ao varadouro de S. Lazaro bater uma soneca.

Ao contrario do possa parecer, o "Soneca" não está doente, simplesmente veio

dormir, na semana passada, segundo um técnico do Parque Natural da Madeira.

Antes de dormir, ainda foi visto a alimentar-se com um polvo na boca...


sexta-feira, novembro 28, 2008

Aniversários Dezembro 2008

Neste mês de Dezembro festejam os respectivos aniversários os seguintes camaradas:

PReynauddaSilva 02DEZ (1943)

GCordesValente 03DEZ (1943)

ANoronhaeMenezes 04DEZ (1943)

FSantosLourenço 07DEZ (1944)

ACardosoAnaia 19DEZ (1943)

MRebeloMarques 19DEZ (1944)

HAFonseca 25DEZ (1946)

A TODOS MUITOS PARABÉNS.


Aproveitamos para no dia 02 de Dezembro também recordar o
Luís Manuel Rocha da Silva
cujo nascimento ocorreu nessa data em 1944.


terça-feira, novembro 18, 2008

Almoço da "Cooperativa"

Hoje, 18 de Novembro, conseguimos juntar alguns CR para almoçar na Messe do IASFA (ex-Cooperativa Militar), muito bem e atentamente gerida pelo camarada mais jovem AN Soares Barata.
Qual o propósito? Como muitos sabem, o ABLinhan há muito tempo a residir em Inglaterra, tinha planeado esta vinda a Lisboa, manifestando (ele e nós) vontade de nos reencontrarmos ao fim de 44/45 anos.
Com o Linhan estivemos, a saber: ACDuarte, ASPinho, FSLourenço, JSHenriques, JVBoas, MCortes, PReynaud e MFMenezes. A ementa não foi previamente acordada, tendo-se optado individualmente pela Carta, com vinho escolhido pelo ASPinho.
Nota: Nestas fotografias não ficaram visíveis o PReynaud e MFMenezes, mas aguardamos a todo o momento o recebimento duma foto geral que corrija esta situação.

Depois do almoço, cerca das 15H00, demos todos um salto ao CMN, onde tinha decorrido o almoço do curso HC e nos aguardavam vários outros CR, nomeadamente: ACrujeira, CCarrasco, JACoutinho, ZCavaco. Fotos 18112008, 18112008(002) e 18112008(003)

domingo, novembro 16, 2008

Arte Naval Moderna?


Não me recordo de na Arte Naval Moderna do Alm Castro e Silva que seguimos nos anos sessenta do século passado sob orientação dos 1ºs Tenentes Duarte Costa e Pereira Varandas*, por esta ordem, tivéssemos aprendido este ferro de fundear!

Registámo-lo recentemente (séc. XXI) no Ceará (Brasil), usado por uma destas embarcações (jangadas) de pesca que permanecem normalmente 3 e 4 dias no mar.





Nota* Recebemos dum elemento CR que preferiu manter o anonimato, um pedido de desculpas a este instrutor, por antes duma das aulas ter desligado uma ou duas vezes, no quadro eléctrico do piso inferior do edifício das aulas, o disjuntor das tomadas eléctricas que permitiam o funcionamento daqueles pesados projectores de transparências tão necessários para as suas aulas e que (coitado!) o Cabo R Boldt teve que carregar de várias salas por presunção de avaria.

Fotos 24102008 (003) e (004)

quinta-feira, novembro 13, 2008

Jantar mensal:13NOV2008

Teve lugar esta noite de 5ªFeira 13 de Novembro, no Clube Militar Naval (CMN), o jantar mensal do CR.
Ausências muitas e nenhuma justificada. Presenças os quatorze visíveis na fotografia, a saber, pela usual ordem alfabética: AAlmeida, AAnaia, ACostaeSilva, AFidalgo, BMoreno, CSantos, FCarvalho, MSá, MSousa, PBento, VBoas, VCunha, SHenriques e SPinho.


Para reconhecimento por quem não os vê há muito tempo, em especial os tais saudosos dos jantares anuais que nem a um compareceram, aqui vão:
Da esquerda para a direita, de baixo para cima: ACostaeSilva, FCarvalho, VCunha, SHenriques, VBoas, BMoreno, SPinho, AAnaia, PBento, MSá, AAlmeida, CSantos, MSousa e AFidalgo.

P.S.
1. O último jantar de 2008 será também no CMN em 11 de Dezembro, a segunda 5ª Feira;
2. Ficou acordada, em princípio, a seguinte modalidade para os encontros mensais do CR em 2009, nas segundas 5ªs Feiras:
a. nos meses impares e início já em Janeiro almoço às 12H30 na Messe do IASFA (ex-Cooperativa Militar) em Lisboa, na Rua de S. José;
b. nos meses pares, a partir de Fevereiro (inclusivé), jantar às 19H30 no CMN.
Este acordo está sujeito a aprovação geral por procedimento de silêncio até 10 de Dezembro de 2008.

quarta-feira, novembro 12, 2008

Colóquio no IDN em 25 e 26NOV2008

Pelo possível interesse do tema geral e pelo envolvimento nele previsto de camaradas CR, aqui vai esta informação, com sublinhados nossos:


"Vai realizar-se no anfiteatro Câmara Pina do IDN o Colóquio com este nome, nos dias 25 e 26 de Novembro de 2008.
O Colóquio insere-se nos eventos abertos do Curso de Defesa Nacional (CDN).
Pode ser fornecido um diploma de frequência a quem o desejar.
A preparação científica do evento correu a cargo de uma comissão formada por António Telo, Almirante Vieira Matias, Vice-Almirante Rebelo Duarte, Vice-Almirante Lopo Cajarabille, Contra-Almirante Silva Ribeiro e Dr. Jorge Aranda.
O Colóquio será inaugurado com uma intervenção do Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Dr. João Mira Gomes.
Este evento foi a primeira realização do Grupo Científico e de Investigação sobre o Mar criado no IDN, sob a direcção do Sr. Almirante Vieira Matias e do Sr. Vice-Almirante Rebelo Duarte."

Infra-Estruturas militares à vida

Porque muitos de nós do CR ou se especializaram ou serviram na Quinta das Torres, aqui vai a notícia da sua venda. E o apeadeiro vai ser mantido pela CP?
Para vosso conhecimento e possíveis interessados na compra, com limitada esperança de que as intenções do último parágrafo se concretizem. Os sublinhados são nossos.

Lisboa, 12 Nov (Lusa) - Cerca de 200 bens, entre quartéis, paióis, casas, estradas, carreiras de tiro e conventos, integram a lista de imóveis militares a alienar para financiamento da Lei de Programação de Infra-Estruturas Militares (LPIM), hoje publicada em Diário da República.

A lei de Programação das Infra-estruturas Militares (LPIM) aprovada em Julho pelo PS e PSD, com os votos contra do PCP, BE, PEV e a abstenção do CDS-PP, publicada em Setembro em Diário da República, determinava que a lista dos imóveis fosse definida por decreto-lei, prevendo a alienação de 130 a 140 prédios militares.

A lista acabou por incluir 189 bens espalhados por todo o país, cuja alienação vai ser feita segundo várias fórmulas de gestão, desde a venda ao arrendamento, passando pela concessão e parcerias com promotores imobiliários.

Entre os bens incluídos na lista encontram-se o Convento de Santa Clara em Coimbra, o antigo hospital militar de Angra do Heroísmo, o forte de São João Baptista, em Esposende, o quartel do Carmo, na Horta, o antigo seminário de Leiria e instalações militares na Calçada da Ajuda, em Lisboa.

Só na capital vão ser alienados mais de 20 bens, desde o quartel de cima da Calçada da Ajuda, a uma parcela do Colégio de Campolide, o edifício Ceuta, prédios na rua da Junqueira, em Belém, e o Bairro Operário da Manutenção Militar na Madre Deus.

A estação de salva-vidas da praia do Baleal, o quartel de São Francisco (Santarém), a Granja do Marquês (Sintra), o paiol de Santa Bárbara (Elvas), a mina de água de Sacavém (Loures), a estrada de ligação da bateria das Antas-Lage (Oeiras), a carreira de tiro da Serra do Pilar (Paços de Ferreira) e o Ex-grupo nº 1 de Escolas da Armada, em Vila Franca de Xira, são outros dos bens a alienar.

Além da alienação de imóveis, a LPIM prevê um investimento de 834 milhões de euros na "modernização" dos equipamentos e no reforço e sustentação financeira do fundo de pensões.

O governo qualificou a LPIM como sendo "da maior importância para a modernização das Forças Armadas" e para adaptar as infra-estruturas militares "às necessidades de umas FA já não baseadas no Serviço Militar Obrigatório, mas na Profissionalização".

Uma rede de estações de salva-vidas, a criação de um "novo e moderno" Estado-Maior do Exército, a criação de um Arquivo da Defesa Nacional e a renovação do Planetário e do Museu da Marinha são outros investimentos que o Governo pretende realizar com a execução da LPIM.

domingo, novembro 09, 2008

Jantares de Curso:13NOV2008

Esta semana, na 5ª Feira dia 13 de Novembro, haverá jantar CR. Como habitualmente no CMN, com concentração a partir das 19H00.
Para os muito saudosos do jantar anual, que nunca compareceram a jantares mensais, talvez seja esta a sua grande oportunidade em 2008. Aproveitamos para insistir que em Setembro deste ano se concluíram 45 anos de entrada na EN.

P.S. O Borrego Linhan virá proximamente a Lisboa, de Inglaterra onde vive. Face à respectiva disponibilidade, foi combinado, para quem estiver disponível, um almoço na ex-Cooperativa Militar na Rua de S. José, hoje IASFA, dia 18 de Novembro às 12H30. Isto porque o SLourenço não conseguiu vagas no CMN, onde por coincidência, se realiza o almoço mensal do HC.

domingo, novembro 02, 2008

Reportagem 24OUT2008

O nosso Repórter X em trabalho na zona de Sesimbra, no passado dia 24 de Outubro, confrontou-se com uma confraternização do Curso HC, na qual estariam incluídos vários elementos também CR, a saber*: CCarrasco, FBaptista, LCOliveira, JACoutinho, VCajarabille e ZCavaco.Nota*: Este apuramento não será rigoroso e foi dificultado porque alguns se encontravam disfarçados de velhos.