sexta-feira, janeiro 09, 2009

Outros percursos de vida: ABLinhan (3)

(3ª e última parte)

Voltemos a Londres…

De 77 a 79 ganhamos a vida em trabalhos de limpeza (m/mulher numa casa particular, eu num quartel de bombeiros - ao menos estava rodeado de fardas. Mais uma vez…).

De 79 a 92 trabalhei como mordomo na residencia dos embaixadores da Irlanda (a m/mulher como cozinheira). E de 92 ate hoje, como porteiros residentes, na morada que voces - nao sei se todos - conhecem.

Devido aos contactos e conhecimentos que adquirimos, enquanto trabalhamos para os irlandeses, a partir de 95 e ate ha pouco tempo, acumulando com os trabalhos de porteiros, organizamos e preparamos jantares nas casas de alguns adidos militares de varios paises, e de todos os ramos. Refiro-me aos jantares em que eles tem que convidar os seus homologos, ou outros que tais.

Trabalhamos, no que toca a nossa Marinha, para os Comandantes Mendonca, Brites Nunes e Ezequiel. Nunca lhes disse que tinha estado na EN, pois nao queria ficar com a impressao que era tratado em funcao do que tinha feito, mas sim pelo que estava fazendo. No entanto, desconfiei que a m/mulher - nao podemos confiar nelas, como sabem - passou esta informacao a mulher do B. Nunes (Ze).

Caso queiram anotar nas respectivas fichas pessoais, poderao ali escrever que ficamos com boa impressao deles, e respectivas familias. Faco votos para que isto venha a contribuir para futuras promocoes…

Actualmente ja nao fazemos este tipo de trabalho.

Em principio, em Abr. 09, estaremos reformados. Pensamos por aqui ficar. Compramos recentemente casa em Londres, a qual iremos habitar logo que nos reformemos. Na altura informarei sobre a nova morada e telefone.

Apesar de em Evora termos uma pequena casa - funciona como reserva - ha ja alguns anos que nao vamos a Portugal. Isto porque, no geral, gozamos as ferias noutro paises. Acabamos por gastar o mesmo, ou menos, e vamos conhecendo outras paragens.

Depois de reformados temos planos para passarmos alguns periodos em Portugal e, nessa altura, terei muito gosto em me encontrar convosco. Quero ver como envelheceram…

Se me perguntarem se gostei do percurso que tive/tenho, a resposta mais precisa que posso dar e que nao foi bom, nem mau. Antes pelo contrario…

A partir de 77, o tempo das escolhas deixou de existir. Contudo, subrevivi e ainda mexo, embora, por vezes, um pouco cansado - fisica e intelectualmente. E isto, claro, nao e fruto apenas do percurso. O que nos rodeia tambem deixa marcas.

Um grande abraco para todos vos, acompanhado de votos para que estejam, assim como as vossas familias, numa boa.

PS- Claro, quando vier a ser nomeado Min. da Defesa (ja estavam esquecidos ?), passarei a residir em Lx.

E, no referente a esta materia, espero que entrem em conta que me familiarizei com a diplomacia enquanto trabalhei para os embaixadores irlandeses (4), e que convivi de perto (ate ia a casa deles) com varios adidos militares. Right ?

(Fim da 3ª e última parte)

1 comentário:

M.Sá disse...

Embora a minha memória deste nosso camarada e eminente escritor seja um tanto ou quanto vaga, fruto do número de anos já passados e do pouco contacto havido na Escola Naval,não posso deixar de dizer que segui com atenção e entusiasmo o resumo escrito da sua aventurosa vida e,tendo em conta o currículo apresentado,não tenho a menor dúvida de que o lugar de ministro da defesa lhe assentaria que nem uma luva.Aliás, analisando o desempenho dos anteriores titulares da pasta em causa,atrevo-me a dizer que, mesmo que o seu currículo fosse igual a zero, este homem não teria qualquer dificuldade em fazer um brilharete no desempenho das funções em causa...!!