terça-feira, maio 03, 2011

Mais de submarinos: 4ª Esquadrilha

No livro a que já aqui fizemos referência, para além do editor (a quem em breve voltaremos por causa duma capacidade extra-sensorial que lhe desconhecíamos) e que surge referido no livro por ocasião do embarque na última imersão do Delfim na sua qualidade de Comandante Naval , apenas um outro elemento do CR é referido em associação à IV Esquadrilha (em 30 de Abril definitivamente substituída pela V Esquadrilha Tridente e Arpão) e sempre por boas razões: O ACFidalgo.

O único do Curso Miguel Corte Real que comandou este tipo de unidades navais e não apenas uma, mas três das quatro possíveis (quatro considerando o Cachalote depois vendido via França ao Paquistão, em 1975), na mesma Esquadrilha composta por SSK Daphné de que desapareceram duas unidades francesas, em datas diferentes, na zona de Toulon. E não só por aquela razão é citado, mas também pelas várias saídas com VIP, pelo primeiro encontro de dois submarinos nacionais em imersão em 1979 e pelo recorde estabelecido em 1980 de permanência no mar (369h 06m) *.

Notas:
1. O ACFidalgo não foi o único a comandar 3 SSK, mas foram poucos os que tiverem esse privilégio. Mas apenas dois camaradas mais antigos foram totalistas do comando dos 4 SSK : Baptista da Silva e Esteves de Sousa;
Os comandos do Fidalgo foram exercidos: Albacora em 1977; Delfim em 1977 e 1978; Barracuda de 1978 a 1981.
*Que como tal se manteve até JUL1997 (em que foi fixado no impressionante número de 31 dias).

1 comentário:

s.pinho disse...

31 dias, no mar a bordo dum sub. ! Isso explica muita coisa. ehehehehe