sábado, julho 02, 2011

Actualização LA

Penso que a grande maioria do nosso Curso estará a precisar de alguma actualização e, porque não, duma (contracção de de+uma que caiu em desuso) visita. Os diplomas ou certificados dos cursos de LA, mesmo os avançados, que temos arquivados em nossas casas, já necessitam de refrescamento. Senão, vejamos:


Na Marinha, mais especificamente na Escola de Tecnologias Navais – Departamento de Limitação de Avarias (DLA), existe um Parque de Treinos de Assistência Humanitária e Medicina de Catástrofe constituído por um conjunto de infra-estruturas e simuladores, baptizada por “Vila D’Ela”, pelo facto de, por um lado simular uma pequena vila que tenha sofrido uma qualquer catástrofe e por outro por se localizar no DLA, outrora Escola de Limitação de Avarias (ELA). Este parque tem como objectivo principal proporcionar o adequado treino das guarnições dos navios, para que estes possam, sempre que solicitados, prestar a adequada assistência humanitária a populações vítimas de uma calamidade, contando com:

· Uma Unidade de Busca e Salvamento Urbano (UBS), composta por dois edifícios com quatro pisos onde se pretende simular o abatimento dos pavimentos. Esta unidade, única no país e dentro das melhores ao nível mundial, serve para o treino de operações de Busca e Salvamento Urbano e de reforços estruturais.

· O Centro de Simulação Médica da Marinha (CSMM,) que no seu interior, para além de uma sala polivalente com simuladores de suporte básico de vida, dispõe de um simulador de suporte avançado de vida, permitindo às equipas médicas praticarem Suporte Básico de Vida e Medicina de Catástrofe.

· Diversos edifícios parcialmente destruídos, simulando entre outros, uma igreja, um restaurante, uma prisão, entre outros;

· Uma casa com um Gerador que simula uma Central Eléctrica;

· Uma vala grande com água, que visa atestar a capacidade da guarnição, em construir uma ponte sobre o leito de uma ribeira.

· Estradas, circuitos de incêndios, entre outros.

Deste modo, durante um treino neste parque torna-se possível treinar/avaliar cerca de trinta aptidões nesta área, como por exemplo: Recolher e compilar informação dispersa, caracterizar zonas acidentadas, remover pessoal imóvel, caracterizar situações de emergência, estabelecer planos de intervenção, definir prioridades de acção, extinguir incêndios em espaços abertos e fechados, reparar estruturas e avarias eléctricas, efectuar operações de Busca e Salvamento Urbano, estabelecer cuidados de saúde primários, estabelecer relações com a comunicação social, etc..

Sem comentários: