segunda-feira, outubro 31, 2011

Aniversários: Novembro 2011

Em Novembro de 2011 completam mais um ano:

12NOV(1944) JORGE AUGUSTO PIRES
14NOV(1945) ARMÉNIO CARVALHO CARLOS FIDALGO
27NOV(1945) ÁLVARO AMADO BORDALO VENTURA

A todos muitos parabéns!

Lembramos este mês em que completa um ano da sua morte, ocorrida em 05NOV2010, o JM CORREIA GRAÇA.
E recordamos também porque faz anos (ou faria?) o OC/CR GêBê Maurício em 29NOV(1943), de seu nome completo EUGÉNIO HUMBERTO RODRIGUES MAURÍCIO

sexta-feira, outubro 28, 2011

O Mar

Filme sobre o mar* e onde há quem afirme que aparece a FF NRP "Hermenegildo Capelo" no dia 13 de Janeiro 1973 e na qual estavam embarcados CR's, curiosamente de todas as classes de então (M, AN e EMQ), a saber JSHenriques, MPBento e ANMenezes.
Ver aqui

Nota* A enviar ao Eng. Macário C

quarta-feira, outubro 26, 2011

O IASFA

Nos últimos tempos,têm corrido rumores de que alguns problemas, que afectam o IASFA, estão a avolumar-se e, eventualmente, a tender para situações muito preocupantes e que possam vir a ter um impacto muito nefasto no futuro daquele nosso Instituto e, em consequência, na satisfação das necessidades que quase todos nós, mais tarde ou mais cedo, temos a expectativa de virem a ser resolvidas no seu âmbito.
Constata-se que esta situação é muito pouco conhecida da generalidade dos beneficiários, que somos todos nós, talvez porque estejam, por agora, algo afastados daqueles Serviços, talvez também porque da parte do IASFA não tem havido, seja por via directa, seja através do Boletim “INFO IASFA”, qualquer informação relevante sobre a presente situação.
Ciente de tudo isto, o Clube Militar Naval convidou o Conselho de Direcção do IASFA para fazer uma apresentação sobre o Instituto, o que irá acontecer no dia 10 de Novembro p.f., às 20h 30m, na Sede do Clube.
Porque esta questão se reveste da maior importância para o universo dos militares e suas famílias, sugere-se que todos aqueles que tenham disponibilidade e interesse estejam presentes, para esclarecimento e colocação de questões sobre o assunto.

terça-feira, outubro 25, 2011

Viagem da Sagres 1965. Ouriços do mar

A fotografia junta, tirada recentemente na Costa do Estoril, fez-me recuar até 1965 e lembrar-me da falta que este aviso fez naquela data no Mindelo, na zona da praia da Matiota.


Tendo o grupo, o 6º?) a que eu pertencia ficado de "castigo" a bordo, certamente uma injustiça, não fomos nessa manhã praticar actividades físicas que incluíam algum tempo na praia. Ainda mal resignados nesse esplêndido dia perdido, fomos mudando de estado de espírito no final da manhã e à medida que o resto do curso vinha regressando a bordo. Ê que muitos que tinham decidido vir da praia a correr utilizando para tal um percurso nas rochas, vinham com os pés completamente picados de ouriços do mar que pacientemente da parte de tarde, com os pés em bacias de água quente, ficaram a remover pacientemente, enquanto o nosso grupo já pôde ir para terra de licença.

quarta-feira, outubro 19, 2011

Caixas de correio inop

Só agora nos alertaram para a razão porque é que uns (poucos) camaradas se mantém tão afastados das iniciativas CR e das respostas aos convites para participação neste Blogue!


Com caixas de correio e certamente também de E-mail assim, estão mais do que justificados.

segunda-feira, outubro 17, 2011

Maracanã - 1965

No post anterior, foi recordado pelo JFVB o jogo Brasil-Alemanha que alguns de nós assistiram no estádio do Maracanã, no já longínquo ano de 1965.


Recordo-me que o resultado final foi de 2-0 favorável ao Brasil, e o repórter estava lá, com a sua farda branca e camisa colonial, tendo registado esta imagem para mais tarde recordar...

domingo, outubro 16, 2011

Viagem ao Brasil (1965)

Para além de mim, vários do CR se recordam que logo depois de chegarmos em 1965 na SAGRES à Praça Mauá, nos surgiu a oportunidade de ir assistir no Maracanâ a um Brasil-Alemanha (de cujo resultado não me lembro e nem sei de momento se consta no relato da viagem aqui publicado pelo FSLourenço).
De farda branca, com camisa colonial, os que foram assistir ao jogo, ainda sem grande noção do mapa da cidade, utilizaram táxis e nalguns deles o motorista tentou o velho truque de pedir a cada um dos passageiros o valor indicado no taxímetro, treta em que não caímos ainda que receosos das consequências.
O Estádio do Maracanã impressionou-nos, mas mais o ambiente que nele se vivia. E como para a preparação do próximo Mundial e dos Jogos Olímpicos vai sofrer alterações significativas que apagarão no concreto os nossos registos da memória daquele ano, aqui ficam para quem se quiser dar a esse trabalho as imagens em 3D da transformação no futuro estádio. Ver aqui.

sexta-feira, outubro 14, 2011

Encontros mensais do CR: 13OUT2011

Cumprindo rigorosamente a programação, realizou-se em 13 de Outubro de 2011 o encontro mensal do Curso, com jantar, no CMN.
Verificaram-se dez presenças* e outras tantas ausências justificadas, uma das quais, do LCOliveira com atestado médico.
Tendo em conta as repetidas orientações do PR sobre os assuntos do mar, a maioria optou pelos bifes de espadarte, tudo regado desde os aperitivos com um branco da região que não sofreu reparos. Sobremesas devidamente ponderadas, de que resultou a generalidade ter optado pelas frutas.

Presentes, registados para a posteridade em fotos de amadores que quase exasperaram os participantes, os seguintes: AAnaia, ACostaeSilva, AFidalgo, ASPinho, EFCarvalho, FCSantos, HAFonseca, JPVillasBoas, JSHenriques e RMSousa.


Nota* : O MFMenezes, simpaticamente, apareceu já depois do jantar para assinar o ponto e cumprimentar a rapaziada.

Foto JVB PA131051

quinta-feira, outubro 13, 2011

Apresentação de livro

Realiza-se no próximo dia 20 de Outubro, no Museu de Marinha, conforme convite junto, o lançamento deste livro da autoria dum nosso camarada desde os nossos tempos de EN, com apresentação a cargo dum membro do nosso CR:


quarta-feira, outubro 12, 2011

Desafios culturais (8)

Embora estando o desafio cultural (6) sem resposta e tendo sido feita uma pequena incursão na botânica (a que voltaremos em breve para rever o eucalipto existente na propriedade dum camarada CR em pleno Alentejo que nos fazia a maior confusão porque cheira a limão, espécie hoje já bem identificada), apresentamos hoje um, visitável, que nos parece mais fácil, também do Continente português:



terça-feira, outubro 11, 2011

Revista de Marinha SET/OUT 2011

Já está nas bancas há alguns dias mais um número da Revista de Marinha. o seu n.º 963. Curiosamente noticia nas páginas 5 e 7 eventos em que participaram/participam dois camaradas CR em cada uma delas:
A criação do Instituto dos Mares da Lusofonia com dois CR na Direcção e um protocolo assinado pelo Instituto D. João de Castro (IDJC) e a ENN empresa proprietária desta Revista, também com dois CR mas um de cada lado.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Encontros mensais do CR. Jantar 13OUT2011

Neste mês de Outubro e seguindo a regra da segunda quinta-feira, o encontro mensal do CR terá lugar dia 13, no CMN, ao jantar.
Para o efeito o organizador-mor JSHenriques solicita que a manifestação de intenções lhe chegue via Internet ou telefone até à manhã da véspera do evento.

terça-feira, outubro 04, 2011

Elemento do CR na Imprensa

Recebemos besta data a informação, devidamente documentada, sobre o novo papel do nosso camarada CR EFCarvalho na imprensa regional, na Direcção do "ecos de Marofa" (editado em Figueira de Castelo Rodrigo), a quem desejamos muitas felicidades na sua nova função.

domingo, outubro 02, 2011

Desafios culturais (7)

Como ao desafio cultural (6) ainda ninguém respondeu acertadamente, decidimos variar do tema património arquitectónico.
Uma planta existente em Portugal e que se vê frequentemente em jardins. A da foto tirada na área de Lisboa, num espaço público ajardinado, na proximidade da casa dum dos nossos camaradas do CR. De que planta se trata?


Os efeitos alucinógenos desta planta incluem visões e sensações que eram tidas como formas de comunicação com os deuses. Curandeiros e adivinhos buscavam inspiração nessas visões. Ritos de iniciação, bem como de passagem da condição de crianças para adultos, envolviam o uso de preparados dessas plantas. Na região de Bogotá as viúvas e os escravos dos guerreiros mortos recebiam uma bebida com extratos dessas plantas, que as colocava em estado de torpor, de modo a serem enterrados vivos com os seus senhores.
Por estas razões não é conveniente dormir por baixo desta planta que exala um cheiro peculiar muito intenso.

sábado, outubro 01, 2011

Dia Internacional do Idoso

Celebra-se hoje internacionalmente, dia 01 de Outubro, o Dia Internacional do Idoso, pelo que aproveitamos para aqui o assinalar e cumprimentar todos os CR que já se consideram inseridos nesta categoria.

E note-se que ainda há no Curso quem ainda não reúna condições para beneficiar do desconto dos 65 anos!