terça-feira, abril 10, 2012

Visitas de estudo no tempo da EN. 09ABR1964

Em 09 de Abril de 1964 (exactamente há 49 anos), o Curso CR deslocou-se em visita ao Museu da Fundação Calouste Gulbenkian. A comprovar esse dia dedicado à cultura foi registado fotograficamente este momento:



Da esquerda para a direita: LCOliveira, EFCarvalho, JMVCastelo, EHRMauricio e JPVB.



Foto do arquivo da Escola Naval

6 comentários:

Antides disse...

Foi há 48 anos, Sr. Comandante Villas-Boas. São muitos, mas não tantos...
Felicidades para os que ainda por cá continuam.

JPVillas-Boas disse...

Tudo gente com pelo menos 1,62 m

Antides disse...

Pois. Mas lá diz a sabedoria antiga que "os homens não se medem aos palmos".

Antides disse...

Nunca li em lado nenhum se Miguel Corte-Real era alto ou baixo. Será que nesse tempo ainda não havia metros?...

Antides disse...

Devia ter seguido o exemplo de um outro Miguel (Torga); consta que lia e relia os seus escritos, à procura de erros.
Como os alunos do nosso tempo de Liceu sabiam, o metro foi criado após a Revolução Francesa. Nesse tempo, fixávamos que era igual à "décima-milionésima parte do quarto do meridiano terrestre". A trabalheira que isto deu a 2 astrónomos (Delambre e Méchain), durante 7 anos, com "milhares de observações astronómicas e geodésicas" (fonte: enciclopédia Larousse), não terá sido inferior à dos prováveis autores dos escritos na Pedra de Dighton, os quais diriam que Miguel Corte-Real, com o barco incapaz, se teria tornado chefe de índios... (Dic. da História de Portugal-Dir. J. Serrão). Se assim foi, acho que o navegador foi um "sortudo"... E o irmão mais velho (Vasco), se o tivessem deixado ir em buscas, se calhar tinha lá ficado também.

Antides disse...

Nas coisas do mar, a "boa disposição" pode ser perigosa; a ser verídica, a história do naufrágio do "Santa Maria", da frota de Colombo, depois de os marinheiros terem aberto uma pipa de vinho, é um exemplo...
Mas, como estamos retirados e em terra, aí vai. CursoCR homenageia os Corte-Real, ligados aos Açores. Para aumentar o número de visitas ao blogue (os comentários serão indicador fiável?), talvez fosse boa ideia dizer que também se pode entender como curso Cristiano Ronaldo; talvez os mais jovens, em especial os madeirenses, o visitem :) Afinal, ambos são portugueses ilustres.