segunda-feira, janeiro 30, 2012

Falecimento do VALM Silva Horta

Tomámos com pesar conhecimento do falecimento na noite passada do Vice-Almirante Silva Horta, nosso Comandante na viagem de instrução  no NE "SAGRES" em 1965, navio de que foi o 1º Comandante.

O corpo do Almirante Horta estará em câmara ardente na Capela de S. Roque (Instalações Centrais da Marinha) a partir das 15h30 horas de hoje, segunda-feira, e o seu funeral realiza-se amanhã dia 31: ás 14h30 haverá uma Missa de corpo presente, seguindo às 15H00 para o cemitério do Alto de S. João.
Ao seu filho nosso camarada mais jovem na EN (e que com alguns de nós privou como oficial subalterno em Comissões no Lago Niassa e na Guiné na sua curta carreira na Marinha) enviamos os nossos muito sentidos pêsames.

Henrique Afonso da Silva Horta nasceu em Lisboa em 21 de Setembro de 1920, entre outras funções, governador de Cabo Verde, chefe da casa militar do Presidente da República e Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores. Tinha passado à reserva em 1979 e à reforma em 1990.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Talismã de melhor sorte?

 Circulando então numas das freguesias de Barcelos - recordo que se trata (por enquanto?) do maior concelho do País em número de freguesias -, deparei-me, numa das mais conhecidas pelos artistas do barro, em especial do figurado, a freguesia de Galegos, com algo que me fez imediatamente recordar os amigos sportinguistas e que logo fotografei.
A ideia que na altura me surgiu, coincidindo com a vitória sobre o clube local, o Gil Vicente, era sugerir a oportunidade de adquirirem aqueles simpáticos bibelots para as suas residências, mesmo que para apartamentos pequenos, como talismã de esperança para a 2ª volta do campeonato, cuja 1ª  não correspondeu às expectativas.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Sinistralidade em tempo de chuva

Circulando por uma zona antes central de Lisboa, não resisti a registar na fotografia junta este passeio. Isto, por se tratar da causa de, em dias de chuva, nos estar limitado o acesso a essa parte da cidade fazendo o uso de uniforme 5B, de que faziam parte integrante os sapatos brancos, então com solas de ceilão. 

Assisti pelo menos a duas derrapagens de camaradas cujo identificação não recordo, com quedas aparatosas e eu próprio senti essa desagradável sensação do início duma derrapagem que me levou a não voltar ao local (a Baixa) naquelas condições meteorológicas.


sexta-feira, janeiro 20, 2012

Desafios culturais (13)

Será que as pedras foram colocadas antes ou depois da construção? Onde se situa esta casa?

Uma pequena ajuda: fica em território europeu e, ainda, na União Europeia.

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Sinalização rodoviária. Desafio?

Este sinal localizado em área que nos é facilmente reconhecível, foi sofrendo algum desgaste com o clima e o tempo. Constituindo assim e já há vários meses uma composição interessante de sinalização (desgastada) do Código da Estrada, tornou-se um desafio interessante de interpretação que aqui deixo à vossa consideração e intelecto.

quarta-feira, janeiro 18, 2012

O MEU EXAME DE CONDUÇÃO

Num dos nossos últimos encontros mensais alguém se referiu aos exames de condução na Escola de Fuzileiros e às peripécias que ocorriam à volta deles.
Vou aqui deixar a estória do exame e seus preparativos, dum pequeno grupo “CR”.
Com receio de falsas recordações, pedi confirmação ao Caldas e ao Zenóbio que já não se lembram e ao Cristiano que assegurou a veracidade desta narrativa.
O exame foi realizado na sexta-feira 17JUL1964 pelos cadetes Zenóbio, Caldas, Feitoria e Carrasco.
O único que tinha tido lições era o Feitoria, dadas pelo seu pai no Citroen (arrastadeira) da família. Por este motivo não alinhou no nosso plano de operações.
Os restantes achavam-se habilitados para o exame pois já tinham dado umas voltas em carros de amigos...
Resumindo, precisávamos de carro, instrutor e algum treino, já que o código era conhecido.
Aqui entra o Cristiano que, fazendo exame na semana anterior, considerou que ficaria apto e se prontificou para nos arranjar o carro e treinar-nos.
Assim aconteceu.
Na véspera, quinta-feira, após as aulas o Cristiano, já encartado, deu o salto e foi buscar o carro, que alugámos por preço módico, ao stand de um primo do Zenóbio.
Tratava-se de um Taunus 17M com a alavanca das mudanças na coluna do volante.
Chegado à Escola, deu algumas instruções e começou o treino de condução pelas ruas da BNL, que durou até altas horas.
No dia seguinte lá fomos, o Cristiano e “sus muchachos” a caminho dos Fuzileiros.
Começámos por responder oralmente a umas perguntas sobre código e sinais de trânsito, até que nos apareceu o Eng. Santos com a pala do boné sempre aproada a Nordeste (no dizer do Cristiano).
Alguma praxe aos cadetes e logo se mostrou impressionado com a categoria do carro…
“Bom carro e com mudanças na coluna, eu é que o levo!”
E assim fomos para o Barreiro, aonde andámos às voltas para satisfação do Engenheiro.
Por fim cada um conduziu uns escassos metros para justificar a aprovação no exame.
No final foi a vez do Feitoria que não prescindiu do Citroen e era o único que estava bem preparado.
No regresso, para festejar, parámos num café pouco recomendável para cadetes, que funcionava de “inferninho” para os fuzileiros, à noite…

Por curiosidade, no 1º ano, o Zenóbio, o Caldas e eu próprio eramos os mancebos (que nunca fomos) dum quarto em que estavam mais três cadetes do 2º ano e um do 4º.
Dali para o futuro a política mudou e deixou de haver mistura de cursos.

terça-feira, janeiro 17, 2012

CR´s manhosos?

Do grupo "Os Manhosos", temos, através das nossas fontes de informação independentes, conseguido algum acompanhamento da actividade não encoberta dos elementos que o compõem, nos quais se incluem alguns OCCR.
Depois dum Verão de 2011 repleto de actividade física e mergulhos, apesar do Sol de Inverno, estão muito mais contidos nesta época.

O grupo tem sede virtual em http://osmanhosos.blogspot.com/ onde nos esclarecem que manhoso não é o que à primeira vista pensamos.

domingo, janeiro 15, 2012

Notícias de Pequim


Última hora (do nosso correspondente BM em Pequim):

Os camaradas CF e SH foram há dias detidos pelas autoridades locais, por comportamento suspeito junto à Cidade Proibida.

De facto, CF foi visto a atravessar por várias vezes, em desenfreada corrida, a praça Tianamen, em alpargatas e camiseta dos submarinos, desconhecendo-se de onde é que fugia nem para onde ia…

Por sua vez, SH foi surpreendido quando arriava do mastro uma bandeira encarnada, substituindo-a logo por outra às riscas verdes e brancas, que as autoridades locais não souberam identificar, recordando-se apenas vagamente de um anúncio recente que passou na TV sobre alguns voos charter.

Depois de interrogados durante várias horas, os dois suspeitos puderam finalmente seguir para Macau, onde já chegaram e, por serem pessoas conhecidas e conceituadas na zona, certamente se irão comportar bem.




sábado, janeiro 14, 2012

Brasil 47 anos depois da viagem na SAGRES

Gigafoto de 360 graus da cidade do Rio de Janeiro, cidade que marcou a maioria do CR, como primeiro porto estrangeiro visitado na nossa viagem de instrução de 1965.
Foi fotografada em cima do CRISTO REDENTOR, monumento de que muitos de nós temos recordações, especialmente fotográficas.

Podem passear a vontade, usando o ZOOM,  por toda a Cidade do Rio
.
Ver aqui.

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Fotos do Encontro do CR de 16DEZ2011

Foram finalmente recebidas as há muito anunciadas fotografias do Encontro Mensal de Dezembro de 2011 e de Natal, da autoria e direitos de autor o CR AAlmeida, para quem vão os nossos agradecimentos, em especial pelo tempo de trabalho extraordinário. Não confirmámos se foram retratados todos os presentes o que poderá dar lugar ao devido registo no livro de reclamações.






























Contra o costume não foi tirada a fotografia de grupo por falta do fotografo oficial e outros potenciais artistas devidamente muníciados com câmaras digitais, com memórias (deles) algo danificadas, que nem sequer lhes retiraram as tampas.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Correspondência de Pequim

Do nosso correspondente Y em Pequim, recebemos, acompanhado de atestados (três) de bom comportamento em chinês, o documento anexo com 3 conhecidos elementos CR, em transito para Macau, para o anunciado encontro CR de Janeiro que as limitações da "troika" não nos permitiram acompanhar. Impedidos de acederem ao nosso blogue pelas autoridades locais, por evidentes razões de segurança nacional e da EDP, fizeram-nos chegar saudações a todos os camaradas e votos de Bom Ano.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Encontros mensais do CR. 12JAN2012

O encontro mensal deste mês de Janeiro realiza-se como de costume na 2ª Quinta-Feira, dia 12, mas em Macau para onde já partiram no Domingo os nossos camaradas ACF, CBM e JSH. 

Dado que com o bilhete de avião incluído fica substancialmente mais caro do que o costume, foi apresentada a alternativa de realizar um almoço nesse dia no CMN, desde que para o efeito haja interessados que se manifestem atempadamente nesse sentido até à véspera para JVB.

Em tempo: Este almoço no CMN foi cancelado em 11Jan2012 por não se ter verificado um quórum  mínimo.

terça-feira, janeiro 03, 2012

Blogues escolares navais

Completou no início deste mês de Janeiro o seu primeiro ano de existência o Blogue do Curso Hermenegildo Capelo. 
À sua "tripulação" actual que esperamos em breve ver aumentada e mais colaborante, bem como ao seu timoneiro CRHC CVCarrasco, enviamos os nossos parabéns e desejamos as maiores felicidades e boas singraduras.