sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Aniversários em Março de 2014

Fazem anos neste mês de Março:


FRANCISCO FERREIRA BAPTISTA 07MAR (1945)

JOSÉ DOS SANTOS JORGE 09MAR (1945)

ANTÓNIO JOSÉ VALADAS BORREGO LINHAN 12MAR (1943)

ZENÓBIO JOSÉ ROQUE CAVACO 24MAR (1944)

FERNANDO SANCHES DE OLIVEIRA 25MAR (1943)

Um abraço de parabéns para todos.

Lembramos também no dia 04MAR(2012) o António da Silva Dias Ferreira, na data em que, em Lisboa, ocorreu o seu falecimento.

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

CR´s em actividade: No Programa Avançado em Estudos do Mar- 2ª Edição

No Progama avançado em Estudos do Mar- 2ª Edição, para o qual as candidaturas terminam em 28FEV2014, temos dois CR's de *** envolvidos:
ACRDuarte e VLCajarabille.

O programa, calendário do curso e Oradores do PAEM pode ser visto aqui.


terça-feira, fevereiro 25, 2014

Recordações de viagens de instrução em 1966 (5)

Na primeira das viagens de instrução do CR, em duas Fragatas (Corte Real e Digo Cão), em 1966:


LBilreiro, CFeitoria, MCortes, FCSantos e JRLeite.

Fotos /Slides do JARLeite

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Turismo de habitação: Casa da Póvoa


O nosso camarada CRHC AlexandreNMenezes convida-nos a conhecer a sua Casa da Póvoa aqui , fazendo se assim o desejarmos um LIKE e comentários.

domingo, fevereiro 16, 2014

Curiosidades: Medalha da Cruz de Guerra


De acordo com elementos que recolhemos, durante a Guerra em África (1961-1974), terão sido atribuídas as seguintes Medalhas da Cruz de Guerra:
- Marinha /Armada: 68
- Exército: 2634
- Força Aérea: 273

No tocante a elementos do  CR condecorados com esta medalha, temos:
1ª Classe
Fernando Sanches Oliveira
2ª Classe
NIL
3ª Classe
António Maria Catarino da Silva
Rui Coelho Cabrita
4ª Classe
Manuel Amandio Francisco Pina
José Luís Rodrigues Portero
Luís Alberto Cristiano de Oliveira

Curiosamente, estes incluídos, foram condecorados 14 oficiais FZE nossos contemporaneos na  Escola Naval. A título de curiosidade: 1ª Cl. Ferrera Serra e Patrício Leitão; 2ª Cl. Barbosa Alves, Silva Cardoso, Bessa Pacheco e Vacas de Carvalho: 3ª Cl. Ribeiro Ferreira e Bandeira Enes.

Foto de cruzdeguerra.blogspot.com

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Encontros mensais do CR

Recebemos na nossa redação ontem, o seguinte comunicado:

"A Comissão organizadora dos encontros mensais do CR, dado o estado do tempo (vento e chuva) e ouvida a Direcção-Geral de Saúde, decidiu como medida de prevenção da gripe não efectuar o jantar mensal de Fevereiro (das segundas Quintas-Feiras). Assim. estes jantares serão retomados no dia 13 de Março de 2014 no CMN." Ass JSH

Recordações de viagens de instrução em 1966 (4)

As duas fragatas, "Corte Real" e "Diogo Cão", numa das viagens de instrução do CR  em 1966:



Fotos / Slides do JARLeite

segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Recordando: Forte Fontória

Aí pelos anos 66 ou 67, um grupo de 5 ou 6 CR (incluídos uns OCCR como o RL "gosta") provavelmente em noite de 6ª Feira ou Sábado, sem grandes ideias para ocupar a noite, decidiram-se (certamente depois de reflexão prévia no PICNIC) por beber um copo na zona da Praça da Alegria, optando pelo Fontória que tinha um espectáculo erótico, intitulado "Mil e uma noites"; pouco profissional, diga-se em abono da verdade.
No meio da conversa possível em ambiente de meia/pouca-luz e música de fundo sofrível com as cervejas necessárias e suficientes para pagamento da despesa obrigatória, tinha passado despercebida a ausência dum dos camaradas, o JLAV. Onde está, onde estará, foi detectado entretanto numa pequena mesa lateral junto a uma coluna, já em ameno tete-a-tete com uma grande garrafa de "champanhe" sobre a mesa de custo provável próximo do ordenado de então de cadete, de 299ESC (300 menos 1 de imposto de selo). Interrompido o curto romance quase de imediato, porque a "piquena" é chamada, deduzindo-se a seguir que aos camarins. Não se compreendendo logo a razão, constacta-se de imediato que é uma das artistas, com o papel principal de Salomé no conhecido episódio bíblico da decapitação de S. João Baptista (ver aqui) .
Já não me recordo se a "actriz" voltou à mesa depois de exibir numa travessa a cabeça de João Baptista, mas parece-me que não porque o sentimento que conservo da saída foi de fracasso. 
Passou esta noite a partir de então a designar-se "o ataque ao Forte Fontória".

(De memórias, agradecendo a VDias o contributo)

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Recordando camaradas:LCO

Neste dia 07 de Fevereiro de 2014, data do seu nascimento, recordamos um camarada CRHC, excelente profissional e grande amigo, marcado aqui pelo desgaste de mais uma operação em Moçambique (em 1970?)como Oficial Imediato do DFE 11, nada comparável ao sofrimento dos seus últimos anos de vida.

quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Curiosidades "navais" (1)

Na Igreja Matriz duma cidade costeira que tem Capitania de Porto, estava no passado Domingo dia 26 de Janeiro de 2014, aparelhado o andor que a foto mostra e que iria figurar na Procissão de Nª Srª da Guia, a qual não se realizou por motivo da chuva.
Curioso o modelo de navio, de casco, mastreação e velas com a Cruz de Cristo, em tudo idêntico à actual SAGRES, mas com o nome Nª Srª da Guia.

De que cidade se trata? Não me recordo de alguém do CR que tivesse exercido  funções naquela Capitania de ...

Foto de JVB

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Jantar de Natal do CR: 12DEZ2013 (6)

Para terminar a reportagem recebida do Porto e que agradecemos:











Fotos do Luís Almeida d'Eça

sábado, fevereiro 01, 2014

Jantar de Natal do CR: 12DEZ2013 (4)

Ainda do jantar de Natal de 2013, provenientes dum repórter CR que se deslocou a Lisboa propositadamente (não para fotografar mas para jantar) da cidade do Porto:





Fotos do Luis de Almeida d'Eça

Revista de Marinha 2014

A Revista de Marinha sob o "comando completo" do nosso camarada CR HFonseca, também autor das notas de abertura - os Prefácios - de cada exemplar, continua de vento em popa.


Aumentada no seu número de páginas (68) e saindo com regular pontualidade, traz-nos no seu mais recente número de JAN/FEV 2014 dedicado à Marinha de Guerra, entre outros muito interessantes e actuais, um artigo do também nosso camarada CRHC VLCajarabille, a págs 18 a 21, sobre "A Marinha Portuguesa e a Extensão da Plataforma Continental".