segunda-feira, setembro 10, 2018

A Revista de Marinha: Apresentação 2 de 2

Em continuação dum "post" anterior, aqui damos continuidade à divulgação da 2ª e última parte da Apresentação da Revista de Marinha

A ENN tem vindo a estabelecer protocolos de cooperação com diversas entidades, designadamente com o IDP – Instituto da Democracia Portuguesa, IDJC – Instituto D. João de Castro, GAMMA – Grupo de Amigos do Museu de Marinha, AFz- Associação de Fuzileiros, AORN – Associação dos Oficiais da Reserva Naval, ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, CPAS – Centro Português de Actividades Subaquáticas, ANL – Associação Naval de Lisboa, ANC – Associação Nacional de Cruzeiros, AACDN – Associação dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, A.P.E.E.T. – Marinha do Tejo, AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e CMN – Clube Militar Naval.  A notoriedade da revista é muito grande no meio marítimo nacional e está em crescendo.
            Os seis números anuais fazem foco, sucessivamente, em seis temas, a saber: “Marinha de Guerra”, “Pesca e Atividades Relacionadas”, “Mergulho e Náutica de Recreio”, “Marinha de Comércio & Reparação e Construção Naval”, “Ambiente, Ciência & Tecnologia” e “Portos e Actividades Portuárias”. Em cada número a capa, o prefácio e cerca de metade dos artigos são dedicados ao tema em foco.
            A revista tem oitenta páginas num formato de  20 x 27 cm, e é  ilustrada, a cores. A estrutura da revista compreende o “prólogo”, as “actualidades nacionais”, os “artigos”, as “crónicas”, e o “escaparate” (recensões de livros ou revistas).  O “prólogo” compreende a capa, a ficha técnica, o prefácio ou editorial, a política editorial, a constituição do conselho editorial e o sumário. As “actualidades nacionais” incluem entrevistas e factos noticiosos relacionados com as actividades marítimas, por vezes acompanhados de um comentário da redacção. Seguem-se os “artigos”, textos assinados por um autor, ou em co-autoria, em média uns quinze textos, de dimensões variáveis, entre as uma e as quatro páginas, cerca de metade focados no tema da revista como já referido. Alguns dos autores são lusófonos, do Brasil, Angola, Moçambique e demais países de expressão oficial em português.  As “crónicas” são secções da responsabilidade de um colaborador, escritas por ele ou por alguém a seu convite, com textos curtos e sintéticos,  cobrindo as áreas “Marinha Mercante - Despacho 100”, “modelismo”, “mergulho”, “segurança marítima”, “transportes & logística”, “património marítimo”, “energia das ondas” e “desportos nauticos”. No “Escaparate” são feitas recensões a quatro a seis livros, revistas ou filmes ligados ao mar. Na penultima página, uma recensão de um número da revista, ... de há mais de oitenta anos, e junto ao verso da contracapa uma página dedicada às atividades do “Clube do Mar”.
            A revista aceita publicidade, podendo os cerca de 30 anúncios por número ser de página inteira, meia-página, um terço de página ou um quarto de página (rodapé). Em anexo junta-se uma tabela com os preços da publicidade, que naturalmente variam de acordo com a dimensão, o local escolhido para a inserção dentro da revista e com o número de inserções por ano.
             O site aceita também publicidade, com preços muito favoráveis.
            A Revista de Marinha  pode ser subscrita por assinatura, clássica ou online (através da firma Quiosque Digital), ou adquirida nas  bancas de jornais. A assinatura clássica pode ser paga por cheque, vale de correio, transferência bancária identificada, ou por SDD (débito direto), através de uma autorização de débito direto na conta bancária. Existem presentemente cerca de 1.950 assinantes em Portugal, na sua maioria residentes nas cidades e vilas do litoral e nas Regiões Autónomas. Os assinantes são oficiais das Marinhas Mercante e de Guerra, empresários do sector marítimo, desportistas náuticos ou simples interessados no tema “mar”. Os assinantes estrangeiros são cerca de 45. No passado dia 16 de Abril de 2018 a listagem para os envios tinha 1958 entradas em Portugal e 44 no Estrangeiro, perfazendo assim 2002 items.
            Os “centros de decisão” governamentais e empresariais na “área do mar” de Portugal, as Capitanias dos Portos e os Clubes Náuticos, quer por assinatura, quer por oferta, recebem regularmente a revista, bem como as bibliotecas de muitas autarquias e centros de ensino. Também a Direcção Geral “Assuntos Marítimos e Pescas” da Comissão Europeia e as Agências Europeias de Segurança Marítima (EMSA – Lisboa) e de Controlo das Pescas (EFCA – Vigo) recebem a revista.
            Como referido, poderá também ser adquirida em cerca de quatrocentos postos de venda, associados da firma distribuidora VASP. O número de exemplares vendidos em banca, algumas centenas, contudo, é variável, concentrando-se nas cidades do litoral e nas ilhas dos Açores e da Madeira.  A revista está também à venda, em Lisboa, na livraria Ferin, na firma J. Garraio, Lda, na loja do Museu de Marinha e na loja DND e é distribuída em Angola através da firma SONADI.
            A revista tem uma tiragem de 3.250 exemplares, sendo a maquetagem e a impressão da responsabilidade da firma Estria, S.A. O site www.revistademarinha.com , propriedade da ENN, Lda, e a presença nas redes sociais, como atrás referido, é coordenado com a revista.

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