
A réplica do caíque Bom Sucesso que se pode ver na fotografia foi mandada construir pela autarquia em 2002 com o objectivo de manter viva a história e a identidade de Olhão. Serve actualmente para passeios turísticos e de estudo pelo Parque Natural da Ria Formosa.
O rei D. João VI (1767-1826), então refugiado no Brasil, recebeu a boa nova da expulsão dos franceses através de um punhado de dezassete audazes olhanenses que se meteram ao mar a bordo do caíque Bom Sucesso, numa viagem heróica, orientados apenas pelas estrelas, as correntes marítimas e um mapa rudimentar! Esta viagem decorreu entre 6 de Julho e 22 de Setembro de 1808 (cerca de dois meses e meio). Estes homens tiveram de lutar contra o mar com más condições de habitabilidade da embarcação, vencer a fome e a sede e fugir da Armada Francesa e dos piratas.
O caíque foi comandado pelo Mestre Manuel Martins Garrocho e pilotado por Manuel Oliveira Nobre, tendo tido como tripulantes António da Cruz Charrão, António Pereira Gémeo, António dos Santos Palma, Domingos do Ó Borrego, Domingos de Sousa, Francisco Lourenço, João Domingos Lopes, João do Moinho, Joaquim do Ó, Joaquim Ribeiro, José da Cruz, José da Cruz Charrão, José Pires, Manuel de Oliveira e Pedro Nínil. Foi também tripulante o aprendiz de piloto Francisco Domingos Machado, que os acompanhou após uma curta paragem na Madeira.
Foto JFVB 14042008